MNE italiano diz a homólogo dos EUA que vão colaborar na Tunísia

O ministro dos Negócios Estrangeiros italiano disse hoje ao secretário de Estado norte-americano que a Itália e os Estados Unidos irão colaborar estreitamente na Tunísia, numa tentativa de estabilizar o país e afastar um potencial êxodo de migrantes.

Notícia

© Reuters

Lusa
28/03/2023 19:23 ‧ 28/03/2023 por Lusa

Mundo

Migrações

"A Tunísia é um ator central para a segurança e estabilidade do Mediterrâneo. A Itália está pronta, através de uma cooperação cada vez mais estreita com os países da União Europeia (UE) e os Estados Unidos, a contribuir para a estabilidade do país", disse o chefe da diplomacia italiana, Antonio Tajani, ao seu homólogo norte-americano, Antony Blinken, num telefonema citado pela agência italiana ANSA.

"Devemos tomar medidas conjuntas para que as principais instituições financeiras internacionais possam intervir para apoiar a Tunísia, que por sua vez terá de enveredar, necessariamente, por uma via de reformas sustentáveis e eficazes", acrescentou Tajani, referindo-se a um importante empréstimo do Fundo Monetário Internacional (FMI) que está condicionado a reformas no país do norte de África.

Itália é abrangida pela chamada rota do Mediterrâneo Central, uma das rotas migratórias mais mortais, que sai da Líbia, Argélia e da Tunísia em direção à Europa, nomeadamente aos territórios italiano e maltês.

Leia Também: Itália acolhe em abril conferência sobre reconstrução da Ucrânia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas