Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Novo primeiro-ministro escocês promete "voz positiva e progressista"

O novo líder do Governo escocês, Humza Yousaf, prometeu hoje ter uma "voz positiva e progressista" a nível internacional e concretizar "todo o potencial da Escócia".

Novo primeiro-ministro escocês promete "voz positiva e progressista"
Notícias ao Minuto

17:31 - 28/03/23 por Lusa

Mundo Humza Yousaf

Em discurso perante os deputados regionais em defesa da sua candidatura antes de ser eleito chefe do Governo, Yousaf elogiou Nicola Sturgeon, a sua predecessora na liderança do Partido Nacional Escocês (SNP), que "criou um perfil internacional para o cargo".

Acrescentou que Sturgeon "estabeleceu um padrão muito alto" mas enfatizou que lutará para proteger os cidadãos dos elevados custos de vida.

Depois de reconhecer que lidou com "alguns dos cargos mais difíceis" durante os dez anos que esteve no governo, Yousaf destacou que vai "trabalhar cada hora de cada dia para concretizar todo o potencial da Escócia".

O novo primeiro-ministro terá o apoio do Partido Verde Escocês para obter a maioria absoluta e será o sexto político no cargo desde que o parlamento autónomo foi formado.

A oposição criticou o legado de Sturgeon e defendeu que a continuidade não irá resolver os problemas do país.

"Mais do mesmo é uma aceitação da mediocridade, a continuidade não trará nada", afirmou o líder do Partido Trabalhista escocês, Anas Sarwar.

Candidato com mais apoios de deputados do partido e visto como favorito, Yousaf foi eleito com 26.032 votos, derrotando Kate Forbes, que teve 23.890 votos, e Ash Regan, eliminada na primeira volta da contagem dos boletins do voto feito segundo o modelo de  transferência.  

Filho de pai paquistanês e mãe queniana, também de origem asiática, Humza Yousaf é o primeiro líder escocês de uma minoria étnica, e o primeiro muçulmano a liderar um grande partido político no Reino Unido.

Leia Também: Humza Yousaf confirmado como novo primeiro-ministro da Escócia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório