Kamala Harris elogia e promete no Gana apoio à inovação africana

A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, expressou hoje o apoio do seu país às "ideias e inovações africanas" e elogiou o papel das mulheres, num discurso no Gana, onde iniciou a sua primeira digressão africana.

Notícia

© Getty Images

Lusa
28/03/2023 15:46 ‧ 28/03/2023 por Lusa

Mundo

EUA

"Devemos investir na criatividade e engenho africanos, que levarão a um crescimento económico e oportunidades incríveis, não só para as pessoas dos 54 países que compõem este continente diversificado, mas também para os norte-americanos e pessoas em todo o mundo", disse Harris, que nesta visita a África vai ainda à Tanzânia e à Zâmbia.

A vice-Presidente dos EUA falava numa cerimónia no Portão da Estrela Negra, um monumento localizado na Praça da Independência da capital do Gana, Acra, encomendado por Kwame Nrkumah, líder anticolonial e primeiro Presidente do país após a sua independência do Reino Unido, em 1957.

"Para os jovens líderes que estão aqui hoje, vocês são sonhadores e inovadores por natureza, e por isso digo-vos, é sua faísca, essa criatividade e determinação são a faísca que impulsionará o futuro", disse Harris, enfatizando que "as ideias e inovações africanas moldarão o futuro do mundo".

A vice-Presidente norte-americana sublinhou também a necessidade de abordar as "desigualdades de género" que ainda ocorrem "em todo o mundo, incluindo os Estados Unidos", a fim de criar o contexto certo para as inovações e o crescimento da economia.

"Em África, sabemos que as mulheres cultivam a maior parte dos alimentos, mas é menos provável serem proprietárias de terras; constituem a maioria dos profissionais de saúde da linha da frente, mas enfrentam desigualdades nas remunerações; são empreendedoras, mas têm acesso limitado a capitais e mercados; são pacificadores, mas ainda estão sub-representadas na tomada de decisões", lamentou.

Sobre o apoio á luta contra o terrorismo, outro tema na agenda da administração norte-americana na sua aproximação a África, Kamala Harris tinha já anunciado hoje que os Estados Unidos vão garantir apoios de cem milhões de dólares (cerca de 92,4 milhões de euros) na próxima década à África Ocidental.

Harris, que se reuniu com o Presidente ganês, Nana Akufo-Addo, disse que os fundos fazem parte da estratégia dos EUA para promover a estabilidade no Benim, Costa do Marfim, Gana, Guiné-Conacri e Togo.

A número dois da administração norte-americana deixará o Gana, onde chegou no domingo, na quarta-feira para viajar para a Tanzânia como parte de uma digressão vista por especialistas como uma tentativa de fortalecer a relação dos EUA com o continente perante o avanço de potências como a China e a Rússia.

Esta viagem segue-se à visita do secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, à Etiópia e ao Níger, no início deste mês, e à da primeira-dama dos EUA, Jill Biden, à Namíbia e ao Quénia, em fevereiro passado.

Leia Também: Vice-Presidente dos EUA salienta importância de África para o seu país

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas