Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

China afirma que "influência" da Guiné-Bissau aumenta diariamente

O embaixador da China em Bissau, Guo Ce, afirmou hoje que o "estatuto e influência internacional" da Guiné-Bissau está a aumentar diariamente e que o país registou nos últimos anos um "desenvolvimento estável na economia e sociedade".

China afirma que "influência" da Guiné-Bissau aumenta diariamente
Notícias ao Minuto

15:14 - 28/03/23 por Lusa

Mundo Guiné-Bissau

"Nós últimos anos, sob a liderança do Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, a Guiné-Bissau tem um desenvolvimento sustentável e estável na economia e sociedade", afirmou o embaixador chinês.

Guo Ce falava na cerimónia de inauguração da nova Sala de Conferências Internacional, situada no edifício onde antigamente funcionava o gabinete do primeiro-ministro ao lado da Presidência da República, que contou com a presença da ministra de Estado e dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau, Suzi Barbosa.

"Graças ao esforço da ministra de Estado, Suzi Barbosa, a Guiné-Bissau tem alcançado resultados notáveis na diplomacia, aprofundou a cooperação bilateral e multilateral com os parceiros internacionais e o estatuto e influência internacional estão aumentando dia-a-dia", salientou o diplomata chinês.

Em relação à Sala de Conferências Internacional, o embaixador Guo Ce salientou que "vai fornecer uma plataforma favorável para promover a construção nacional, desenvolver a diplomacia e impulsionar a paz regional e internacional".

Nas declarações aos jornalistas, a chefe da diplomacia guineense destacou a "importância e simbologia" do edifício, construído em 1919.

"Finalmente, começamos a ter condições próprias para realizar o nosso trabalho e isso foi feito graças à cooperação bilateral com a China", afirmou a ministra, considerando a China como um "parceiro incontornável do desenvolvimento".

A ministra anunciou também que em breve vai começar a obra de construção do novo edifício do Ministério dos Negócios Estrangeiros. Antes, o embaixador chinês também anunciou para maio o início da reabilitação do edifício da cooperação internacional.

Leia Também: Exercício militar da CPLP Felino 2023 arrancou hoje na Guiné-Bissau

Recomendados para si

;
Campo obrigatório