Meteorologia

  • 22 JULHO 2024
Tempo
38º
MIN 18º MÁX 38º

França anuncia que vai duplicar fornecimento de munições a Kyiv

A decisão surge depois de Kyiv ter identificado tais projéteis como sendo críticos para combater as forças russas no terreno.

França anuncia que vai duplicar fornecimento de munições a Kyiv
Notícias ao Minuto

13:16 - 28/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

A França vai duplicar, já a partir deste mês, o fornecimento de munições de calibre 155 mm para a Ucrânia, reporta a Reuters. O país vai, assim, passar a disponibilizar cerca de 2.000 projéteis desta natureza por mês, segundo revelou o ministro da Defesa do país, Sebastien Lecornu.

"Vamos duplicar o fornecimento de munições de calibre 155 mm, fazendo com que estas ascendam às 2.000 mensais a partir do final de março", explicou o governante, numa entrevista publicada esta terça-feira no Le Figaro.

A decisão surge depois de Kyiv ter identificado tais projéteis como sendo críticos para combater as forças russas no terreno - numa altura em que prosseguem intensos combates na frente de batalha.

Sebastien Lecornu acrescentou, ainda, que o governo francês tem já vindo a discutir a possibilidade de aumentar o apoio monetário disponibilizado por via de um fundo que possibilita à Ucrânia a compra de armamento francês - após os 200 milhões de euros anteriormente disponibilizados nesse âmbito terem já sido usados.

Desde o início da guerra, que se iniciou a 24 de fevereiro do ano passado, os países da NATO e da União Europeia apressaram-se a disponibilizar apoio financeiro, militar e humanitário para ajudar a Ucrânia a fazer face à invasão da Rússia. O país invasor, por outro lado, foi alvo de pacotes de sanções consecutivos (e concertados) aplicados pelos parceiros de Kyiv.

Até agora, mais de 8 mil civis já morreram, ao passo que mais de 13 mil ficaram feridos na sequência dos combates no terreno, segundo os cálculos da Organização das Nações Unidas (ONU).

Leia Também: AO MINUTO: Kyiv agradece "máquinas fantásticas"; 14 drones abatidos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório