Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Xi defende que diálogo Teerão- Riade vai aliviar as tensões na região

O presidente chinês, Xi Jinping, disse hoje ao príncipe herdeiro saudita Mohamed Bin Salman que o "diálogo bem-sucedido" entre a Arábia Saudita e o Irão vai "aliviar as tensões na região".

Xi defende que diálogo Teerão- Riade vai aliviar as tensões na região
Notícias ao Minuto

08:23 - 28/03/23 por Lusa

Mundo China

Durante uma conversa por telefone, o líder chinês assegurou que a recente normalização dos laços entre Teerão e Riade, patrocinada pela China, "ajudou a melhorar as relações bilaterais entre os dois países" e "reforçou a solidariedade regional", de acordo com a televisão estatal CCTV.

"A China vai continuar a apoiar este processo", disse Xi, acrescentando que a normalização dos laços entre os dois países, tradicionalmente rivais na região, foi "elogiada pela comunidade internacional".

Segundo o dirigente chinês, a "solução dos conflitos e divergências através do diálogo e da consulta está de acordo com a vontade dos povos e os interesses de todos os países".

O príncipe herdeiro saudita indicou que o seu país "agradece sinceramente o apoio da China para melhorar as relações com o Irão".

A mediação das negociações por Pequim "demonstra o papel da China como potência responsável", afirmou Bin Salman, que disse esperar que o país asiático "desempenhe um papel cada vez mais fundamental e construtivo nos assuntos regionais e internacionais".

O acordo entre o Irão e a Arábia Saudita, as duas potências xiitas e sunitas no Médio Oriente, inclui a reabertura das respetivas embaixadas, e foi assinado na China, que tem atuado como mediadora entre os dois países rivais tradicionais, que há anos lutam pelo domínio na região e apoiam lados rivais em conflitos regionais.

Como parte do pacto, o Irão e a Arábia Saudita prometem "respeitar a soberania dos países e não interferir nos seus assuntos internos". Um acordo de segurança de 2001 e memorandos de cooperação de 1998 sobre economia, comércio, investimento, tecnologia, ciência, cultura, desporto e juventude foram também reativados.

Leia Também: Lula da Silva apresenta evolução positiva de uma broncopneumonia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório