Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Identificado corpo de aviador norte-americano que morreu na II Guerra

Piloto tinha apenas 25 anos quando o seu avião foi abatido sobre a Alemanha, em 1944.

Identificado corpo de aviador norte-americano que morreu na II Guerra
Notícias ao Minuto

22:28 - 27/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo EUA

Os restos mortais de um aviador dos Estados Unidos, cujo avião foi abatido sobre a Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial, foram identificados em fevereiro deste ano, anunciou a Agência de Contabilidade POW/MIA de Defesa, na segunda-feira.

A 18 de julho de 1944, quando atacava fortificações inimigas nos arredores de Memmingen, na Alemanha, o avião do Sargento do Estado-Maior da Força Aérea do Exército dos EUA, Edgar L. Mills, foi abatido.

Mills, natural de Tampa, na Flórida, que tinha apenas 25 anos de idade, foi dado como desaparecido, já que o seu corpo nunca foi encontrado e os alemães não o registaram como prisioneiro de guerra.

Em 1946, o Comando de Registo de Campas Americanas dedicou-se a recuperar os restos de americanos desaparecidos na Europa, tendo descoberto dois novos conjuntos de restos mortais neste local na Alemanha.

Nenhum deles, no entanto, coincidia com as caraterísticas de Mills, pelo que o Departamento de Guerra o declarou 'não-recuperável' (entenda-se, morto) a 26 de julho de 1951.

O assunto voltou a ganhar nova vida em 2012, quando uma investigação num local de acidente perto de Kimratshofen, na Alemanha, levou à recuperação de possíveis restos humanos, já em 2018.

Foi então que uma equipa da Universidade de Nova Orleães transferiu o material recuperado para um laboratório na Base Aérea de Offutt, Nebraska, onde usaram registos dentários, ADN mitocondrial e análises antropológicas para identificar Mills.

Agora, os seus restos serão enterrados no Cemitério Nacional de Arlington, no estado norte-americano de Virgínia.

Leia Também: UNITA não verificou veracidade das ossadas dos dirigentes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório