Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Presidente do Chade indultou participantes em manifestação reprimida

Um grupo de 259 dos 262 manifestantes condenados a prisão após terem sido detidos durante uma manifestação antigovernamental em outubro no Chade, duramente reprimida pelas forças de segurança, foi hoje indultado pelo Presidente Mahamat Idriss Déby Itno.

Presidente do Chade indultou participantes em manifestação reprimida
Notícias ao Minuto

21:05 - 27/03/23 por Lusa

Mundo Chade

O decreto assinado pelo general Déby Itno diz, designadamente, que "as pessoas condenadas em 02 de dezembro de 2022 por reunião não autorizada, destruição de bens, fogo posto, violência e agressão e delitos de ordem pública (...) beneficiam de um indulto presidencial".

Os detidos foram condenados entre dois e três anos de prisão efetiva na sequência da manifestação contra o prolongamento do mandato de Déby Itno por mais dois anos.

O general foi proclamado chefe de Estado pelos militares em 20 de abril de 2021, após a morte do pai, o Presidente Idriss Déby Itno, que morreu em combate contra rebeldes após ter governado o país com mão de ferro durante 30 anos.

Segundo o governo, 621 pessoas foram detidas e levadas para Koro Toro, uma prisão de alta segurança no meio do deserto, 600 quilómetros a norte de N'Djamena, onde foram depois julgadas num julgamento em massa, sem advogados ou meios de comunicação independentes, após um mês e meio de detenção.

As autoridades tinham inicialmente anunciado que cerca de cinquenta pessoas tinham morrido durante a manifestação, principalmente jovens mortos a tiro na capital pela polícia, antes de reavaliarem este número em 73 mortos.

No entanto, organizações não-governamentais consideraram que os números avançados pelo regime estavam subestimados.

O decreto de hoje foi o segundo indulto presidencial em três dias.

No sábado, um grupo de 380 rebeldes da Frente para a Alternância e a Concórdia, condenados a prisão perpétua pelo seu envolvimento na morte do ex-Presidente Idriss Déby Itno, beneficiou de um decreto semelhante.

Leia Também: Rebeldes do Chade condenados a perpétua recebem indulto presidencial

Recomendados para si

;
Campo obrigatório