Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Armas nucleares russas na Bielorrússia? "Mais um passo na escalada"

O Governo alemão considera que o anúncio do Presidente russo, Vladimir Putin, de um acordo para colocar armas atómicas na Bielorrússia, é uma escalada e nova tentativa de dissuasão nuclear.

Armas nucleares russas na Bielorrússia? "Mais um passo na escalada"
Notícias ao Minuto

13:47 - 27/03/23 por Lusa

Mundo Alemanha

No sábado, Putin anunciou que a Rússia vai colocar armas nucleares táticas no território da Bielorrússia, país aliado e que tem servido de porta de entrada para a invasão da Ucrânia.

Numa conferência de imprensa, o porta-voz do Governo alemão, Steffen Hebestreit, falou em "mais um passo na escalada" por parte da Rússia, "pelo menos em termos retóricos", e lembrou que a origem e responsabilidade deste conflito "recaem exclusivamente em Moscovo".

A porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Alemanha, Andrea Sasse, descreveu o anúncio russo como "mais uma tentativa de dissuasão nuclear", acrescentando que se trata de retórica irresponsável.

"Claro, não seremos dissuadidos de apoiar os ucranianos na sua autodefesa", disse Sasse, acrescentando que a diplomacia alemã acompanhará a questão e saberá responder a qualquer consequência do anúncio de Putin.

Arne Collatz, porta-voz do Ministério da Defesa da Alemanha, disse que o anúncio de Putin não muda em nada a avaliação que o seu Governo faz sobre a situação ou sobre os seus compromissos com o acordo nuclear.

Leia Também: Rússia vai colocar armas nucleares na Bielorrússia apesar das críticas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório