Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Um morto em ataque armado a canal televisivo na Albânia

Um guarda de segurança foi morto domingo à noite num ataque armado ao maior canal de televisão privado da Albânia, Top Channel, anunciaram hoje as autoridades.

Um morto em ataque armado a canal televisivo na Albânia
Notícias ao Minuto

12:59 - 27/03/23 por Lusa

Mundo Albânia

Os tiros foram disparados com uma espingarda automática Kalashnikov a partir de um carro que passou em frente do edifício do canal, levando à morte do homem de 60 anos.

"As pessoas, que ainda não foram identificadas, dispararam rajadas de armas automáticas na direção do edifício Top Channel", com sede em Tirana, divulgaram as autoridades em comunicado.

Um carro que terá sido utilizado pelos agressores foi encontrado queimado a cerca de 40 quilómetros a oeste da capital albanesa. Na viatura, as autoridades descobriram pelo menos uma Kalashnikov, segundo uma fonte policial citada pela agência AFP.

Os investigadores encontraram também no local do tiroteio pelo menos 25 cartuchos de calibre 7,62mm.

O primeiro-ministro, Edi Rama, condenou a "agressão criminosa" e manifestou a sua solidariedade com as equipas do canal televisivo.

O ataque foi também condenado por todos os partidos políticos do país.

No momento do tiroteio, o guarda de segurança estava numa cabine em vidro no pátio do edifício.

Na Albânia, ataques deste tipo aos meios de comunicação e jornalistas são raros.

O Centro Europeu para a Liberdade de Imprensa e dos Media pediu às autoridades que realizem uma "investigação independente e profissional".

A embaixada dos Estados Unidos na Albânia apelou à "aplicação da lei para uma investigação completa que leve os perpetradores à justiça".

Leia Também: UE exorta candidata Albânia a respeitar liberdade de expressão e minorias

Recomendados para si

;
Campo obrigatório