Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Diplomacias de Riade e Teerão preveem encontro após o Ramadão

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da Arábia Saudita e do Irão têm previsto um encontro após o Ramadão para chegar a um acordo de "reconciliação bilateral", indicaram hoje as diplomacias dos dois países. 

Diplomacias de Riade e Teerão preveem encontro após o Ramadão
Notícias ao Minuto

11:29 - 27/03/23 por Lusa

Mundo Arábia Saudita

O príncipe saudita Fayçal ben Farhane e o homólogo iraniano, Hossein Amir-Abdollahian, falaram hoje ao telefone, a segunda vez em oito dias. 

Os dois diplomatas abordaram "problemas comuns (...) à luz" de um acordo surpresa sob a intervenção da República Popular da China no passado dia 10 de março, indica a agência oficial saudita Saudi Press Agency. 

Os dois ministros concordaram com a realização de uma reunião bilateral depois do Ramadão, após a terceira semana do mês de abril, refere a agência de notícias saudita sem precisar um dia em concreto nem o local do eventual encontro. 

O Ministério dos Negócios Estrangeiros do Irão afirmou em comunicado que o contacto telefónico de hoje abordou o "acordo entre os dois países" e a reunião "conjunta durante o Ramadão".

A diplomacia iraniana não forneceu mais detalhes sobre a data e o local do encontro, enquanto Teerão referiu que os dois ministros "discutiram, também, a viragem construtiva nas relações entre os dois países".

A Arábia Saudita, sunita, e o Irão, xiita, cortaram relações em 2016 depois de manifestantes iranianos terem atacado missões diplomáticas sauditas na República Islâmica.

Os ataques ocorreram depois da execução de um religioso xiita em Riade. 

Segundo a France Presse, a "aproximação em curso" pode permitir a reabertura das embaixadas do Irão e da Arábia Saudita em meados do mês de maio, assim como o restabelecimento dos acordos de cooperação económica e na área da segurança firmados há mais de vinte anos.  

No passado dia 19 de março, um alto responsável iraniano disse que o Presidente Ebrahim Raisi tinha aceitado um convite do Rei Salman para visitar a Arábia Saudita.

No mesmo dia, Amir-Abdollahian, alto responsável iraniano, disse que os dois países tinham concordado em realizar uma reunião diplomática e que três locais tinham sido propostos, sem especificar.

A Arábia Saudita, país parceiro dos Estados Unidos, e o Irão, em confronto político com Washington, opõem-se em questões como a guerra no Iémen, que provocou a maior crise humanitária do século XXI. 

Leia Também: Cimeira da Liga Árabe a 19 de maio na Arábia Saudita com enfoque na Síria

Recomendados para si

;
Campo obrigatório