Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Reino Unido vai proibir 'gás hilariante' usado como substância psicoativa

O Reino Unido vai proibir o uso de óxido nitroso, conhecido por "gás hilariante", como parte de um plano de "tolerância zero" contra o comportamento anti-social, anunciou o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak.

Reino Unido vai proibir 'gás hilariante' usado como substância psicoativa
Notícias ao Minuto

11:26 - 27/03/23 por Lusa

Mundo Reino Unido

O óxido nitroso, que pode ser usado para fins terapêuticos e para cozinhar, tornou-se popular nos últimos anos como uma droga popular em contexto recreativo, sobretudo entre os jovens.

"Já existe uma proibição de venda para uso [como droga] psicoativa, mas claramente não está a funcionar", afirmou hoje Sunak, propondo mais restrições no acesso a este produto. 

Segundo o instituto nacional de estatísticas britânico (ONS na sigla inglesa), este gás é a terceira substância psicoativa mais usada por jovens entre 16 e 24 anos, depois da canábis. 

Além da alteração no comportamento e efeito nocivo na saúde, as botijas e os balões usados para a inalação também se tornaram num problema de lixo em espaços públicos no país. 

A medida faz parte de um plano mais amplo que inclui "justiça imediata", com penas aplicadas em dias para responsáveis por atos de vandalismo, 'graffiti' ou deposição ilegal de resíduos. 

O Executivo pretende também facilitar a senhorios despejarem inquilinos devido a comportamento anti-social e dar à polícia poderes para fazer frente a grupos organizados de mendigos.

"Estes não são crimes menores. Eles perturbam a vida quotidiana das pessoas, prejudicam o comércio e corroem a sensação de segurança e comunidade", vincou Sunak num comunicado.

O governo Conservador tem multiplicado nas últimas semanas o anúncio de políticas sobre segurança e imigração perante as críticas sobre este tema do Partido Trabalhista, que lidera as sondagens na aproximação às eleições locais de maio. 

Leia Também: Almada e Palmela. Quatro detidos e mais de 300 doses de droga apreendidas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório