Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

Turquemenistão declara válidas as eleições legislativas para o parlamento

A Comissão Eleitoral Central (CEC) do Turquemenistão declarou hoje válidas as eleições realizadas no domingo, as primeiras desde a reforma política que restabeleceu o sistema parlamentar unicameral no início do ano.

Turquemenistão declara válidas as eleições legislativas para o parlamento
Notícias ao Minuto

11:08 - 27/03/23 por Lusa

Mundo Turquemenistão

"As eleições para o Mejlis (parlamento) do país, realizadas a 26 de março, das 7:00h às 19:00, foram reconhecidas como válidas de acordo com a lei", afirmou o presidente do CEC, Gulmurad Muradov, em conferência de imprensa.

Quase 3,5 milhões de cidadãos foram chamados às urnas este domingo para eleger os 125 membros do parlamento.

Segundo a autoridade eleitoral, participaram nas votações 3.185.763 eleitores, 91,12 por cento do universo eleitoral.

As eleições contaram com 175 candidatos de três partidos, incluindo o governante Partido Democrático do Turquemenistão, o Partido Agrário e o Partido dos Industriais e Empresários.

No mesmo dia, foram eleitos os membros das assembleias locais em eleições transmitidas ao vivo pela televisão e pela internet.

As eleições foram acompanhadas por observadores da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE).

Muitas vezes comparado à Coreia do Norte pelo seu autoritarismo e sigilo, o Turquemenistão tinha, até há dez anos, um modelo de partido único.

Em 2021, o país decidiu introduzir um parlamento bicameral, no qual o Mejlis era a câmara baixa, mas foi restaurado este ano o antigo sistema em vigor desde a independência da União Soviética em 1991, com uma câmara única.

O atual presidente, Serdar Berdymukhamedov, assumiu nas eleições do ano passado o cargo que o seu pai ocupou, consolidando a dinastia política da família no país, rico em gás natural e petróleo.

Antiga república soviética, o Turquemenistão é um dos países mais opressivos do mundo e nenhuma eleição foi reconhecida como livre por especialistas internacionais.

Segundo as organizações internacionais de direitos humanos, as condições de vida pioraram significativamente nos últimos anos no país, tendência que se agravou devido ao impacto da pandemia de covid-19.

Leia Também: Ameaça russa? Biden defende integridade territorial da Ásia Central

Recomendados para si

;
Campo obrigatório