Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Dois pilotos cubanos fugiram para os EUA numa asa delta a motor

Dois pilotos cubanos fugiram para a Florida, nos Estados Unidos, numa asa delta motorizada que prestava serviços de turismo em Playas del Este em Havana, noticiaram no domingo os 'media' locais.

Dois pilotos cubanos fugiram para os EUA numa asa delta a motor
Notícias ao Minuto

06:32 - 27/03/23 por Lusa

Mundo Florida

De acordo com o Clube de Aviação de Cuba, num comunicado citado pelos meios de comunicação, os pilotos aterraram no sábado no aeroporto de Key West, no sul da Florida, a bordo de um ultraleve do tipo "Trike".

O clube estatal denunciou o facto como uma "franca violação do espaço aéreo cubano" e roubo do equipamento, ao mesmo tempo que qualificou os pilotos como desertores.

Além disso, transmitiu às "autoridades internacionais correspondentes o seu desacordo com factos como estes" e pediu que se aplique aos autores do incidente "as sanções correspondentes à gravidade do caso" e que se devolva "o equipamento roubado"

Os dois cubanos foram detidos assim que entraram em território norte-americano, depois de um voo de menos de duas horas, e ficaram à guarda da patrulha fronteiriça, correndo agora o risco de serem deportados, de acordo com a comunicação social da Florida.

Em outubro passado, um piloto cubano voou com um biplano monomotor Antonov An-2, de fabricante russo, desde Sancti Spíritus (centro de Cuba) e aterrou num aeroporto no sul da Florida. Foi detido, mas o juiz concedeu-lhe asilo.

No ano fiscal de 2022, que vai desde 01 de outubro de 2021 até 30 setembro de 2022, 6.182 migrantes cubanos foram intercetados em águas no Estreito da Florida, contra 838 no período homólogo anterior.

Outros 224.607 migrantes cubanos chegaram no mesmo período à fronteira sul com o México.

De outubro até hoje, 5.862 cubanos foram intercetados pela guarda costeira norte-americana.

Leia Também: Cuba perto de maior abstenção em eleições para Assembleia Nacional desde 1959

Recomendados para si

;
Campo obrigatório