Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

"A guerra está a destruir a infância das crianças ucranianas"

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, alertou que "cerca de 1,5 milhões de meninos e meninas ucranianos correm o risco de desenvolver depressão, ansiedade e outros problemas psicológicos" devido à guerra.

"A guerra está a destruir a infância das crianças ucranianas"
Notícias ao Minuto

23:51 - 26/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, destacou, este domingo, que a "guerra está a destruir a infância das crianças ucranianas", após o seu encontro com o embaixador da Boa Vontade da UNICEF, o ator Orlando Bloom, que se dedica, em conjunto com a equipa da organização, ao "apoio humanitário e à proteção de crianças".

Zelensky salientou, em comunicado, que Bloom esteve em território ucraniano mesmo antes da invasão russa e "sabe o que essa agressão trouxe, o quão grandes devem ser os esforços do mundo para detê-la, para restaurar a Ucrânia depois da guerra".

"Discutimos a questão da reconstrução do nosso país, da nossa infraestrutura escolar. Aprecio esta ajuda. Acordámos que as nossas equipas deveriam trabalhar em várias áreas", nomeadamente no que diz respeito ao regresso das crianças "que foram levadas à força para a Rússia", a "criação de abrigos antiaéreos para os nossos filhos" e "suporte técnico do ensino a distância nas áreas e regiões onde é impossível estudar offline devido a ameaças constantes", referiu o líder ucraniano.

E acrescentou: "Milhares de escolas na Ucrânia foram danificadas ou completamente destruídas. Quase 2,7 milhões de crianças em escolas ucranianas são forçadas a estudar online ou num formato misto. Cerca de 1,5 milhões de meninos e meninas ucranianos correm o risco de desenvolver depressão, ansiedade e outros problemas psicológicos".

A UNICEF e o Governo, salientou Zelensky, estão a trabalhar com o objetivo de "devolver uma infância feliz às crianças ucranianas".

Leia Também: Zelensky visitou Kherson: "Vamos restaurar e reconstruir tudo"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório