Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 24º

"Não temos indicação de que alguma arma nuclear tenha sido transferida"

Os Estados Unidos admitiram hoje que não têm "nenhuma indicação" de que a Rússia tenha transferido armas nucleares táticas para a Bielorrússia ou de que as pretendam utilizar na Ucrânia.

"Não temos indicação de que alguma arma nuclear tenha sido transferida"
Notícias ao Minuto

17:31 - 26/03/23 por Lusa

Mundo EUA/Rússia

"Não temos indicação de que (...) alguma arma nuclear tenha sido transferida", disse John Kirby, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, quando questionado sobre o anúncio do Presidente russo, Vladimir Putin, segundo o qual a Rússia iria colocar armas nucleares táticas na Bielorrússia.

"Na verdade, também não temos qualquer indicação de que ele pretenda usar armas nucleares na Ucrânia", acrescentou o porta-voz, que sublinhou que, neste momento, nada leva os Estados Unidos a "mudar posição em termos de dissuasão estratégica".

No sábado, Vladimir Putin anunciou que a Rússia iria colocar armas nucleares táticas na Bielorrússia e que 10 aviões já tinham sido equipados para estarem prontos para usar esse tipo de armamento.

"Não há nada de estranho nisto: os Estados Unidos fazem isso há décadas: há muito tempo que colocam as suas armas nucleares táticas no território dos seus aliados", justificou Vladimir Putin, durante uma entrevista televisiva.

O Presidente russo disse ainda que Moscovo irá treinar as tripulações dos aviões com armas nucleares táticas a partir de 03 de abril e terminar a construção de um depósito especial para armas nucleares táticas no território da Bielorrússia em 01 de julho.

Leia Também: NATO classifica "retórica nuclear" da Rússia como "perigosa e irresponsável"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório