Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Armas nucleares na Bielorrússia? "Putin é demasiado previsível"

O responsável ucraniano Mykhaylo Podolyak referiu ainda que o anúncio de que armas nucleares iriam ser colocadas em território bielorusso mostra que Putin "tem medo de perder tudo".

Armas nucleares na Bielorrússia? "Putin é demasiado previsível"
Notícias ao Minuto

12:53 - 26/03/23 por Lusa

Mundo Rússia/Ucrânia

O principal conselheiro da presidência da Ucrânia, Mykhaylo Podolyak, considerou, este domingo, que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, era "demasiado previsível".

O responsável notou ainda que o chefe de Estado russo estava a usar "táticas de terror". "Ao fazer uma declaração sobre armas nucleares táticas na Bielorrússia, admite que tem medo de perder e tudo o que pode fazer é assustar-se com táticas", escreveu Podolyak numa publicação partilhada no Twitter.

Podolyak acusou ainda Putin de "violar o tratado de não-proliferação de armas nucleares". As declarações surgem depois de o líder russo ter anunciado, no sábado, que iria armazenar armas nucleares em território bielorrusso.

"Já ajudámos os nossos aliados bielorrussos. Já equipámos os seus aviões (...) sem violar os nossos compromissos internacionais de não proliferação de armas nucleares. Dez aviões estão prontos para utilizar esse tipo de armamento", explicou o líder russo.

De acordo com Putin, as tripulações começarão a ser treinadas a 3 de abril. "E a 1 de julho concluiremos a construção de um depósito especial para armas nucleares táticas no território da Bielorrússia", rematou.

Leia Também: "Não estamos a criar uma aliança militar com a China", garante Putin

Recomendados para si

;
Campo obrigatório