Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Rebeldes do Chade condenados a perpétua recebem indulto presidencial

Um grupo de 380 rebeldes da Frente para a Alternância e Concórdia no Chade (FACT, na sigla em francês), condenados a prisão perpétua por envolvimento na morte do ex-presidente Idriss Déby Itno, foram indultados hoje por decreto presidencial.

Rebeldes do Chade condenados a perpétua recebem indulto presidencial
Notícias ao Minuto

23:53 - 25/03/23 por Lusa

Mundo Chade

Os indultos foram anunciados pela presidência da República do Chade num comunicado citado pela agência France Presse.

Mais de 400 rebeldes foram condenados na terça-feira a prisão perpétua no Chade por vários crimes, incluindo a morte do ex-presidente Idriss Déby Itno, ferido mortalmente na frente de combate em 2021.

Os rebeldes foram também considerados culpados de "atos de terrorismo, atividade mercenária e de atentar contra a segurança do território nacional".

Em abril de 2021, o então mais poderoso grupo rebelde, FACT, lançou uma ofensiva a partir das suas bases de retaguarda na Líbia em direção à capital do Chade, N'Djamena.

O exército anunciou que Idriss Déby Itno, que governava o Chade há mais de 30 anos após um golpe de Estado, tinha sido morto na frente pelos rebeldes, tendo nomeado Presidente um dos seus filhos, o jovem Mahamat Idriss Déby Itno, por um período transitório, à frente de uma junta militar de 15 generais.

No final do período de transição, que acabou por durar mais do que 18 meses previstos, Mahamat Idriss Déby Itno foi reconduzido como chefe de Estado, após um diálogo de "reconciliação nacional" boicotado pela oposição e pelos rebeldes mais ativos.

Num comunicado hoje divulgado, os serviços de Mahamat Idriss Déby Itno anunciaram que "os membros do grupo armado denominado FACT, condenados por atos de atentado à integridade do Estado (...) beneficiam do indulto presidencial".

Contactado pela AFP, Francis Lokoulde, um dos advogados dos membros da FACT, disse-se aliviado".

O líder da FACT no exílio, Mahamat Mahdi Ali, e 55 outros membros daquele grupo condenados na terça-feira, à revelia, a prisão perpétua não serão afetados por este indulto, segundo o advogado Francis Loukoulde, ouvido pela France Presse.

Leia Também: Mais de 400 rebeldes condenados a prisão perpétua no Chade

Recomendados para si

;
Campo obrigatório