Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Proibições contra atletas russos? "Vergonha", atira Medvedev

Antigo presidente da Rússia fala em decisões com motivações políticas.

Proibições contra atletas russos? "Vergonha", atira Medvedev
Notícias ao Minuto

11:58 - 25/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

O vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, Dmitry Medvedev, apontou o dedo ao Comité Olímpico Internacional (COI) e a outras organizações desportivas que proibiram a participação de atletas russos em competições. 

Numa entrevista à imprensa russa, o também antigo presidente defendeu que estas foram decisões politicamente motivadas e que são motivo de "vergonha".

"A não participação deles [desportistas russos] em competições obviamente decorre de decisões politicamente motivadas por organizações desportivas", começou por dizer, segundo cita a agência TASS.

"Que vergonha para eles. Refiro-me a todos, incluindo, naturalmente, o Comité Olímpico e a sua liderança", acrescentou.

O antigo chefe de Estado russo admitiu que o desporto no país passa por "momentos difíceis" e fala numa "provação" para os atletas.

"É uma provação tremenda para os atletas. É muito difícil preparares-te [para uma competição] e depois seres excluído por questões políticas", rematou.

Recorde-se que a Rússia invadiu a Ucrânia a 24 de fevereiro de 2022 e, desde então, que os desportistas russos e bielorrussos estão banidos da maioria dos eventos desportivos.

Em janeiro, o COI propôs um roteiro para o regresso destes atletas sob bandeira neutra, na condição de "não terem ativamente apoiado a guerra" - algo duramente criticado pela Ucrânia.

O presidente francês, Emanuel Macron, cujo país vai acolher os Jogos Olímpicos em 2024, já disse que vai pronunciar-se pessoalmente sobre o assunto "no verão".

Leia Também: EUA na NATO: "Portugal tem de continuar a subir investimento na Defesa"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório