Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Água. Califórnia altera restrições após tempestades mitigarem seca

O Governador da Califórnia, Gavin Newsom, acabou hoje com algumas das restrições à utilização de água no Estado depois de a chuva e neve no inverno terem mitigado os receios de escassez, após três anos de seca severa.

Água. Califórnia altera restrições após tempestades mitigarem seca
Notícias ao Minuto

01:00 - 25/03/23 por Lusa

Mundo EUA

Os reservatórios foram reabastecidos e esses receios foram atenuados.

O Governador anunciou também que agências locais que fornecem água a 27 milhões de pessoas e a muitos agricultores vão ter uma ajuda estatal superior à inicialmente prevista.

Newson não declarou o fim da seca, alertando que parte do Estado continua a sofrer com os seus efeitos prolongados.

O Governador anunciou que deixaria de pedir às pessoas que reduzissem voluntariamente em 15 % o seu consumo de água, pedido feito pela primeira vez há quase dois anos, quando o Lago Lopez, hoje quase a transbordar, se encontrava com muito pouca água.

Newsom adiantou a intenção de flexibilizar as regras que exigem que as agências locais de água imponham restrições aos clientes.

Para a maioria das pessoas, significa que não se limitarão a regar os seus relvados apenas em determinados dias da semana ou em determinadas alturas do dia. Outras restrições continuam em vigor.

Newsom pode aliviar parte das restrições porque os funcionários estatais disseram que os reservatórios da Califórnia estão tão cheios que têm mais do dobro da quantidade de água potável que as cidades vão precisar este ano.

As áreas que têm a tarefa de fornecer água a 27 milhões de pessoas vão receber 75 % do abastecimento solicitado, enquanto no ano passado só obtiveram 05 %, porque a Califórnia atravessou três dos anos mais secos desde que é feito o registo na era moderna, com início em 1896.

Três anos de pouca chuva ou neve esgotaram os reservatórios ao ponto de o Estado não conseguir gerar eletricidade a partir de centrais hidroelétricas.

Secaram poços em zonas rurais e os funcionários do Estado tiveram de transportar em camiões o abastecimento a algumas comunidades. O fluxo dos principais rios e riachos do estado ficou reduzido, matando espécies de peixes e outras espécies ameaçadas de extinção.

Desde dezembro, 12 tempestades atingiram a Califórnia, acumulando tanta chuva e neve que os meteorologistas chamam-lhes "rios atmosféricos", mas a Califórnia não tem espaço suficiente nos seus reservatórios para armazenar toda a água proveniente destas tempestades e foi dada permissão aos agricultores para inundar alguns dos seus

Recomendados para si

;
Campo obrigatório