Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Espanha. Condenado por enviar mensagens sexuais e ameaças a uma mulher

O magistrado aplicou o novo crime menor de injúria e assédio sexual que foi introduzido pela Lei de Garantia Integral da Liberdade Sexual em Espanha.

Espanha. Condenado por enviar mensagens sexuais e ameaças a uma mulher
Notícias ao Minuto

22:42 - 24/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

O Tribunal de Instrução nº 2 de Salamanca aplicou o novo delito menor de insultos e assédio sexual introduzido pela Lei de Garantia Integral da Liberdade Sexual, conhecida como a lei do 'só sim é sim', para condenar um homem que enviou mensagens sexuais e ameaças a uma mulher através do WhatsApp.

De acordo com o acórdão de 22 de março de 2023, citado pelo jornal espanhol Publico, o autor das mensagens terá de passar cinco dias em local definitivo e arcar com o pagamento das custas do procedimento, bem como pagar uma multa de 90 euros por contraordenação menor de ameaças.

O juiz aplicou a nova lei, que pune comentários machistas na rua e mensagens depreciativas nas redes sociais.

A nova lei explica que o consentimento só será considerado quando tiver sido manifestado livremente através de atos que, tendo em conta as circunstâncias, expressem claramente a vontade da pessoa.

A lei de Garantia da Liberdade Sexual - conhecida como a "Lei Só Sim é Sim" tem origem na controvérsia gerada com o caso “La Manada” - cinco homens foram condenados a 9 anos de prisão por abuso sexual cometido em grupo contra uma mulher de 18 anos. No Supremo Tribunal, a sentença foi aumentada para 15 anos e o juiz afirmou que se tratava de uma violação em grupo e não de um mero abuso.

Leia Também: Dono do PSG denunciado por ex-mordomo de assédio e violência psicológica

Recomendados para si

;
Campo obrigatório