Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Jovem de 19 anos morre durante exame em França. Governo abre inquérito

Nadir sofreu um ataque cardíaco "três, quatro minutos" após a entrega das cópias do exame. Professores que supervisionaram o exame estão a ser acusados de não o auxiliar.

Jovem de 19 anos morre durante exame em França. Governo abre inquérito

Um jovem de 19 anos morreu, na terça-feira, durante um exame de Economia, na escola secundária de Gaston-Berger, na cidade francesa de Lille. Segundo o jornal Le Parisien, o estudante, natural da Argélia, sofreu um ataque cardíaco e os professores que supervisionavam o exame estão a ser acusados, por outros alunos, de não o auxiliar. O caso está a ser alvo de uma investigação do Ministério da Educação Nacional de França.

De acordo com o jornal francês, que cita um estudante, Nadir Bekaddour desmaiou “três, quatro minutos” após a entrega das cópias do exame. O jovem foi transportado para o Hospital Universitário de Lille, mas acabou por morrer horas depois. O exame foi adiado para a próxima semana.

Os alunos presentes na sala denunciaram a “falta de capacidade de resposta dos oitos adultos vigilantes”. Um dos estudantes, amigos de Nadir, terá “gritado várias vezes que ele precisava de ajuda, que tinha um pacemaker”. 

“Não nos deixaram levantar quando os alunos se voluntariam para o ajudar. Disseram-nos que não nos devíamos levantar porque estávamos a fazer o exame. Enquanto ele estava todo azul, com os olhos bem abertos”, contou uma aluna. 

Um outro relato dá conta de que “um adulto continuou a passar a folha de presenças, enquanto Nadir estava no chão”.

A reitoria da escola defendeu que os funcionários “fizeram o que era necessário” e que “chamaram imediatamente” um responsável, que posteriormente chamou os serviços de emergência. “Foi mesmo pedido aos alunos que ficassem no seu lugar, mas foi para evitar qualquer aglomeração [à volta de Nadir ], referiu ainda.

Na quinta-feira, o ministro da Educação Nacional, Pap Ndiaye, ordenou a abertura de “um inquérito administrativo” para “avaliar as condições de auxílio a este aluno antes da chegada de ajuda e a gestão da situação de crise do estabelecimento”. 

Nadir tinha acabado de fazer 19 anos, no passado dia 17 de março. Nasceu em Oran, na Argélia, e chegou a Lille com a mãe, em 2007, para tratar de uma “grave doença cardíaca”, indica o jornal local Voix du Nord, e, em 2012, sofreu uma “grave crise” e vivia com um pacemaker desde então. 

Leia Também: Protesto contra projeto agrícola mobiliza milhares de polícias em França

Recomendados para si

;
Campo obrigatório