Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Protesto contra projeto agrícola mobiliza milhares de polícias em França

As autoridades francesas mobilizaram 3.200 polícias para supervisionar no sábado uma manifestação não autorizada contra um projeto de reservas de água destinado à agricultura, num momento de forte tensão social relacionada com a reforma do sistema de pensões.

Protesto contra projeto agrícola mobiliza milhares de polícias em França
Notícias ao Minuto

20:59 - 24/03/23 por Lusa

Mundo França

As forças policiais mobilizaram igualmente camiões militares, veículos ligeiros e helicópteros, tendo começado a assumir posições hoje de manhã em redor do projeto em construção na localidade de Sainte-Soline, centro-leste do país, palco em outubro passado da última manifestação contra esta infraestrutura, protesto que também não foi autorizado.

As autoridades esperam a presença de 7.000 a 10.000 pessoas, e quando mais de 1.000 ativistas já chegaram hoje à região, incluindo diversos grupos com a cara encoberta e vestidos de negro, segundo o relato da agência noticiosa AFP.

"Veremos imagens extremamente duras porque existe uma grande mobilização da extrema-esquerda e dos que querem agredir os polícias, e talvez matar os polícias e matar as instituições", profetizou o ministro do Interior francês, Gérald Darmanin, em declarações à cadeia televisiva Cnews.

"Esperamos violências importantes", admitiu um representante local, enquanto o general Samuel Dubuis, da polícia nacional militarizada ('gendarmerie') anunciava a apreensão de "fisgas, lança-pedras, objetos contundentes ou produtos incendiários (...) e ainda facas e machados".

"Quando o país se rebela para defender as reformas, vamos em simultâneo lutar para defender a água", afirmaram os organizadores do protesto, onde se incluem um movimento ecologista e a Confederação Camponesa, um sindicato agrícola próximo da esquerda.

Os apoiantes do projeto, onde participa uma cooperativa agrícola, consideram a construção essencial para combater a seca, enquanto os opositores denunciam um "armazenamento" de água pela "agroindústria" num período de alterações climáticas.

Nas últimas semanas, França tem sido palco de uma onda de greves e protestos, vários marcados por episódios de violência, contra a revisão da lei das aposentações, que aumenta de 62 para 64 anos a idade de reforma sem penalizações financeiras.

Leia Também: Autarca de Paris critica teimosia de Macron e condena violência

Recomendados para si

;
Campo obrigatório