Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Grandes incêndios já não estão associados a uma época do ano em Espanha

A ministra espanhola que tutela o Ambiente disse hoje que os grandes incêndios florestais já não estão associados a uma época do ano em nenhuma parte de Espanha e são "uma das ameaças reais mais duras" na Península Ibérica.

Grandes incêndios já não estão associados a uma época do ano em Espanha
Notícias ao Minuto

20:31 - 24/03/23 por Lusa

Mundo Espanha

"Temos incêndios nas Astúrias, na Cantábria, em Castellón, em zonas onde em março não é habitual ter 30 graus nem um nível de humidade e de chuva tão baixo como o que temos", afirmou Teresa Ribera, que referiu regiões do norte e leste de Espanha afetadas hoje por dezenas de fogos florestais.

Por causa de um desses fogos, que continua descontrolado e já queimou mais de 3.000 hectares de terreno nas regiões da Comunidade Valenciana e de Aragão (leste de Espanha), cerca de 1.500 pessoas foram desalojadas temporariamente, segundo as autoridades regionais.

"Nas zonas com climas de transição, como a Península Ibérica, os grandes incêndios são uma das ameaças reais mais duras, frequentes e devastadoras que sofremos", disse a ministra Teresa Ribera.

A ministra afirmou que o interior da província de Castellón, na Comunidade Valenciana, a mais afetada pelo grande incêndio que continua por controlar, é "tradicionalmente uma zona fresca, húmida", mas "acusa os efeitos" das mudanças que estão a registar-se em termos de temperatura e humidade.

"Vamos no quinto ano consecutivo de seca na Península Ibérica, as condições de água e temperatura não são as que tradicionalmente existiram no nosso território e isso explica também uma maior vulnerabilidade dos nossos espaços naturais", acrescentou.

O incêndio que afeta as regiões da Comunidade Valenciana e de Aragão deflagrou na quinta-feira à tarde e não foi controlado durante o dia de hoje, estando mesmo numa "situação crítica" quando anoiteceu, segundo as autoridades regionais.

O fogo avançou para zonas sem acesso ou com acesso difícil para os meios terrestres de combate, pelo que o controlo das chamas depende dos meios aéreos, que não podem atuar sem luz natural.

Na Cantábria (norte de Espanha), foram registados 24 incêndios em 24 horas, entre as 19:00 de quinta e de sexta-feira. Dois desses incêndios continuavam ativos às 19:00 de hoje (18:00 em Lisboa), segundo o governo regional.

Nas Astúrias (norte de Espanha), onde às 07:00 havia 22 fogos, três continuavam ativos ao final da tarde.

Além de ter chovido menos de metade do valor médio durante o inverno em várias regiões espanholas, o país regista em alguns pontos temperaturas elevadas para esta época do ano, como os 30 graus de máxima hoje na cidade de Valência (leste de Espanha).

Leia Também: Quase mil freguesias identificadas como prioritárias para limpeza florestal

Recomendados para si

;
Campo obrigatório