Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Presidente brasileiro Lula da Silva visitará Espanha no final de abril

O Presidente brasileiro, Lula da Silva, visitará Espanha no final de abril, na sequência da visita de Estado a Portugal, anunciou hoje a diplomacia brasileira.

Presidente brasileiro Lula da Silva visitará Espanha no final de abril
Notícias ao Minuto

19:42 - 24/03/23 por Lusa

Mundo Lula da Silva

O anuncio foi feito através do ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, após o seu encontro com o seu homólogo espanhol, José María Albares, em Santo Domingo, capital da República Dominicana, à margem da Cimeira Ibero-Americana.

A viagem de Luiz Inácio Lula da Silva a Espanha deverá coincidir com a sua planeada viagem a Portugal, entre 22 e 25 de abril.

Além deste anuncio, as duas partes "discutiram a guerra na Ucrânia, a futura presidência espanhola da União Europeia no segundo semestre do ano, a cimeira CELAC-UE em julho, e os esforços de ambos os países para concluir o acordo Mercosul-UE", sublinhou a diplomacia brasileira, à agência noticiosa espanhola Efe.

"A Espanha terá de ajudar a convencer os outros atores europeus a compreender que estamos a discutir um acordo de associação e não uma carta de adesão ou um ultimato sobre o que devemos ou não fazer internamente no Mercosul", disse Vieira.

O ministro acrescentou que a Espanha "terá de ajudar a acalmar os impulsos protecionistas daqueles que querem fechar o mercado a qualquer custo" às exportações agrícolas dos países do Mercosul, bloco composto pela Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

"Esperamos que a Espanha contribua para uma conversa equilibrada baseada em factos, que nos conduza à conclusão bem-sucedida do processo de negociação do acordo", concluiu.

Leia Também: Lula da Silva recebe guitarra assinada pelos Coldplay. Veja

Recomendados para si

;
Campo obrigatório