Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

Rússia anuncia mandado de captura a antigo redator de discursos de Putin

Ministério do Interior da Rússia anunciou hoje um mandado de busca e captura de Abbas Galliamov, um cientista político e ex-redator de discursos do Presidente russo, Vladimir Putin.

Rússia anuncia mandado de captura a antigo redator de discursos de Putin
Notícias ao Minuto

18:44 - 24/03/23 por Lusa

Mundo Rússia

Galliamov -- que se encontra exilado em Israel e que foi considerado "agente estrangeiro" pelo Ministério da Justiça russo, em fevereiro -- fica assim incluído na lista negra do Ministério do Interior, acusado num processo criminal não especificado, segundo a agência Tass.

O cientista político de 50 anos trabalhou para o Presidente russo entre 2008 e 2010, embora tenha deixado o serviço público após a anexação da península da Crimeia, em 2014.

Galliamov foi incluído nesta lista do Ministério do Interior um dia após a divulgação de uma entrevista à Radio Free Europe, na qual falou sobre o seu trabalho como redator de discursos de Putin.

Na entrevista, Galliamov explica a evolução de Putin de uma pessoa lógica, que não se sentia ameaçada pela oposição russa ou pela NATO, até se tornar uma pessoa irracional "muito preocupada em revelar força".

"Ninguém poderia prever que a Rússia se tornaria uma espécie de Estado fascista", reconheceu o cientista político.

Galliamov disse ter ficado muito desapontado com o recente discurso sobre o estado da nação em que Putin tentou "normalizar a guerra", confirmando que vai convocar eleições presidenciais em 2014 e que deverá concorrer de novo.

Prevê que Putin nomeará Dmitri Medvedev como primeiro-ministro nos próximos meses, para que este assuma a culpa pela derrota mais do que provável no campo de batalha ucraniano.

"Ele não quer assumir a responsabilidade pela derrota. É um homem forte. Para ele, ser responsável pelas derrotas é a pior coisa que se possa imaginar. Ele quer ter certeza de que não é culpado disso (da derrota), pelo menos aos seus próprios olhos, aos olhos dos seus amigos", concluiu Galliamov.

Leia Também: Macron na China para trabalhar com Xi no sentido de "regresso à paz"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório