Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Setor bancário "resiliente" apesar de queda da bolsa, dizem líderes da UE

Os líderes da União Europeia (UE) reiteraram hoje que o setor bancário "é resiliente, com fortes posições de capital e liquidez", num dia em que vários bancos europeus estão em forte queda bolsista.

Setor bancário "resiliente" apesar de queda da bolsa, dizem líderes da UE
Notícias ao Minuto

13:53 - 24/03/23 por Lusa

Mundo Conselho Europeu

Num comunicado divulgado no final da cimeira da zona euro - que decorreu em regime alargado - no segundo dia do Conselho Europeu, os líderes europeus garantiram que a resiliência do sistema bancário da UE foi "significativamente reforçada" pela União Bancária.

"O nosso sistema bancário é resiliente, com fortes posições de capital e liquidez", salienta-se no comunicado, em que os chefes de Estado e de governo se voltam a comprometer "para completar a União Bancária".

No comunicado, a cimeira do euro destaca também que as economias da UE "entraram em 2023 numa base mais saudável do que anteriormente esperado, apesar da elevada inflação e dos preços da energia".

Os líderes da UE mantêm-se ainda empenhados na coordenação das suas políticas económicas, "com vista a reforçar a resiliência das economias".

As palavras da cimeira contrastam com a queda que vários bancos - incluindo os alemães Deutsche Bank e Commerzbank - em bolsa, devido à recente turbulência no setor e à incerteza sobre a evolução das taxas de juro.

A união bancária visa assegurar que o setor bancário da área do euro e da UE em geral seja estável, seguro e fiável, contribuindo assim para a estabilidade financeira.

Na cimeira do euro, Portugal esteve representado pelo primeiro-ministro, António Costa, e participaram como convidados o presidente do Eurogrupo, Paschal Donohoe, e a presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde.

Leia Também: Bruxelas avança com proposta para aumentar produção de munições na UE

Recomendados para si

;
Campo obrigatório