Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Clérigo condenado em Nova Iorque a 18 anos de prisão por terrorismo

Um clérigo foi hoje condenado em Nova Iorque a 18 anos de prisão por recrutar elementos para o Estado islâmico, tendo ajudado a organizar assassinatos e raptos e fazendo palestras que terão inspirado famosos bombistas falhados.

Clérigo condenado em Nova Iorque a 18 anos de prisão por terrorismo
Notícias ao Minuto

06:19 - 24/03/23 por Lusa

Mundo EUA

Abdullah el-Faisal foi detido na Jamaica e extraditado para Nova Iorque, onde foi condenado pelo Supremo Tribunal do Estado em Manhattan por acusações que incluíam a solicitação ou apoio a um ato de terrorismo.

El-Faisal apoiou a organização do Estado islâmico durante vários anos, sendo uma pessoa muito influente que usava palestras online para encorajar atos violentos e advogar a favor de um califado islâmico, conta a agência de noticias Associated Press (AP).

"A defesa, recrutamento e prestação de apoio material ao ISIS pelo Shaikh Faisal ajudou a organização terrorista a realizar actos horríveis, incluindo o assassinato e rapto de pessoas inocentes", disse o Procurador Distrital de Manhattan Alvin Bragg.

Oficiais federais acrescentaram que os sermões de el-Faisal influenciaram pessoas como Faisal Shahzad, que tentou detonar uma bomba em Times Square em 2010, ou Omar Farouk Abdulmutallab, o chamado bombista de roupa interior que tentou fazer explodir um voo transatlântico no dia de Natal de 2009.

El-Faisal já tinha cumprido pena de prisão na Grã-Bretanha por incitar ao ódio racial, tendo sido deportado do Quénia. Entretanto estava a viver na Jamaica, de onde foi extraditado para Nova Iorque em 2020.

Segundo a Associated Press, a lei estatal que serviu de base para processar o clérigo surgiu após os ataques de 11 de setembro de 2001, sendo que os procuradores disseram que este foi o primeiro julgamento a nível estatal sobre acusações de terrorismo.

Leia Também: Pais de jovem que matou quatro estudantes nos EUA vão ser julgados

Recomendados para si

;
Campo obrigatório