Meteorologia

  • 26 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 23º

Joe Biden no Canadá para reforçar amizade bilateral com Justin Trudeau

O presidente dos EUA, Joe Biden, chegou na quinta-feira a Otava, na que é a sua primeira visita nesta qualidade ao Canadá, que se anuncia cordial, apesar de alguns pontos de fricção.

Joe Biden no Canadá para reforçar amizade bilateral com Justin Trudeau
Notícias ao Minuto

06:09 - 24/03/23 por Lusa

Mundo EUA/Canadá

Biden deve ser recebido pelo primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, para um jantar privado e vai discursar hoje no parlamento canadiano.

Da agenda das discussões constam alguns dos principais problemas da conjuntura internacional, como a invasão russa da Ucrânia, as alterações climáticas, o comércio, as migrações massivas e a crescente afirmação da China.

Já foi divulgado que o Canadá vai acelerar o seu calendário para a atualização militar do Comando de Defesa Aérea da América do Norte (NORAD, na sigla em Inglês) e os dois Estados tencionam assinar um acordo bilateral sobre migrações, como disse um dirigente canadiano sénior à Associated Press.

O governo de Biden tem feito do reforço da sua amizade com o Canadá uma prioridade nos últimos dois anos e os encontros de Biden com Trudeau, em Otava, são uma oportunidade para planear o desenvolvimento bilateral.

Nas prioridades estão a segurança nacional a defesa do espaço aéreo, com o episódio recente do balão espião chinês sobre o espaço aéreo norte-americano a realçar a urgência da atualização dos sistemas de radar canadianos e as compras recentes dos aviões de combate F-35.

Leia Também: Pais de jovem que matou quatro estudantes nos EUA vão ser julgados

Recomendados para si

;
Campo obrigatório