Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Padre vítima de abusos vai celebrar missa de homenagem em Bilbau

Num ato praticamente inédito, a diocese vai fazer uma homenagem aos que sofreram abusos sexuais na igreja na região, inaugurando uma placa na catedral que dirá: "Em memória de todas as pessoas vítimas de abusos na nossa igreja".

Padre vítima de abusos vai celebrar missa de homenagem em Bilbau
Notícias ao Minuto

23:02 - 23/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Abusos na Igreja

A diocese de Bilbau, em Espanha, tenta ser mais transparente e progessista relativamente aos casos de abusos na região e, esta quinta-feira, anunciou que a missa em homenagem às vitimas de abusos sexuais será dada por um padre que, ele próprio, é também uma vítima.

Foi esta forma encontrada pela diocese de colocar o foco e o protagonismo nas vítimas, sendo que a cerimónia está marcada para esta sexta-feira, na Catedral de Bilbau. Segundo o El País, a missa será apenas levada a cabo pelo bispo, Joseba Segura, e por um padre, cuja identidade não foi relevada pela imprensa.

A comissão de investigação aos abusos resolveu homenagear as vítimas, convidando-as para a missa, mesmo que estas não tenham denunciado os seus casos. O El País avança, junto de fontes da diocese, que Joseba Segura usará a homilia para reconhecer a gravidade da situação e irá publicamente "pedir perdão".

Além da missa, a comissão também irá inaugurar uma placa na catedral, que será colocada "em memória de todas as pessoas vítimas de abusos na nossa igreja".

Os pedidos de perdão simbólicos não acabam aqui e, acrescenta o jornal, o bispo irá abençoar uma oliveira (árvore com grande simbolismo no cristianismo), que será colocada junto a um seminário onde foram denunciados casos de abuso sexual.

No final de fevereiro, a diocese da região no País Basco revelou que tinham sido 32 processos de investigação contra padres da região, sendo que 14 dos clérigos envolvidos já faleceram e 18 continuam espalhados por várias congregações. Um mês depois, o número subiu para quase 50 casos registados.

O El País salienta que a cerimónia preparada pela diocese é "um ato sem precedentes", apesar de se desconhecer quantas vítimas marcarão presença na catedral. Em todo o caso, a missa será transmitida no Youtube, numa tentativa da organização de aproximar ainda mais a igreja das vítimas que se sintam desconfortáveis em comparecer pessoalmente.

Leia Também: Diocese de Bilbau denuncia casos de abusos de menores por 32 clérigos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório