Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Pentágono quer prontidão face eventual confronto com China e reforço

O Departamento de Defesa norte-americano (Pentágono) defendeu que as Forças Armadas devem estar preparadas para um possível confronto com a China, pressionando o Congresso a aprovar um orçamento com um aumento de 40% em relação a 2022.

Pentágono quer prontidão face eventual confronto com China e reforço
Notícias ao Minuto

21:07 - 23/03/23 por Lusa

Mundo EUA/China

"Este é um orçamento orientado para a estratégia -- e impulsionado pela seriedade da nossa concorrência estratégica com a República Popular da China", disse o secretário da Defesa norte-americano, Lloyd Austin, num depoimento perante o subcomité de Defesa da Câmara dos Representantes (câmara baixa do Congresso), onde foi pedir a aprovação do orçamento de 842 mil milhões de dólares (cerca de 775 mil milhões de euros).

Austin justificou as linhas do orçamento, com um aumento de 40% em relação ao ano anterior, enumerando uma forte aposta em novas tecnologias, como armas hipersónicas, para desenvolver capacidades militares no Pacífico e defender os países aliados.

O depoimento de Austin no Congresso ocorre logo após a visita do Presidente chinês, Xi Jinping, a Moscovo, onde este se disponibilizou para estreitar relações com a Rússia, em plena guerra na Ucrânia.

Para o chefe do Estado-Maior Conjunto dos Estados Unidos, Mark Milley, as ações da China "estão a conduzir este país para o caminho do confronto e potencial conflito com os seus vizinhos e possivelmente com os Estados Unidos".

Na mesma sessão no subcomité, Milley admitiu que o orçamento agora proposto pelo Pentágono "é extraordinariamente caro, mas não é tão caro como travar uma guerra", defendendo que os gastos previstos podem "prevenir um possível conflito com a China".

Austin corroborou as preocupações dos chefes militares, dizendo que a crescente aliança entre China e Rússia, duas potências nucleares, são preocupantes.

Leia Também: Ucrânia. EUA aceleram envio de tanques Abrams para a frente de batalha

Recomendados para si

;
Campo obrigatório