Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Rússia? "Um Estado puramente terrorista, que iremos neutralizar"

No seu discurso diário, Zelensky falou sobre a visita a Kherson, onde "mais de 50 aldeias foram quase completamente destruídas pelos ocupantes".

Rússia? "Um Estado puramente terrorista, que iremos neutralizar"
Notícias ao Minuto

20:48 - 23/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, comentou, esta quinta-feira, a sua visita à região de Kherson, maioritariamente ocupada pelas tropas russas, e descreveu a Rússia como um “Estado puramente terrorista”, que será “neutralizado”.

No seu discurso diário à nação, citado pela presidência da Ucrânia, o chefe de Estado ucraniano referiu o ataque russo na cidade de Beryslav, que atingiu a sede da administração local, habitações e um museu. 

“Mesmo o museu histórico de Beryslav é uma ameaça à Rússia por alguma razão… É um Estado absolutamente descuidado, um Estado puramente terrorista, que iremos neutralizar”, garantiu.

Durante a visita a Kherson, Zelensky encontrou-se “com todos os responsáveis da região” e destacou que, no território recuperado pela Ucrânia, “mais de 50 aldeias foram quase completamente destruídas pelos ocupantes”.

“Em alguns locais, mais de 90% dos edifícios das aldeias estão arruinados. Mas mesmo em tais aldeias, as pessoas regressam, e isto é a prova de que a vida ainda prevalece”, considerou.

O conflito entre a Ucrânia e a Rússia começou a 24 de fevereiro de 2022 com o objetivo, segundo Vladimir Putin, de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia. A operação foi condenada pela generalidade da comunidade internacional.

A ONU confirmou que mais de oito mil civis morreram e cerca de 13 mil ficaram feridos na guerra, sublinhando que os números reais serão muito superiores e só poderão ser conhecidos quando houver acesso a zonas cercadas ou sob intensos combates.

Leia Também: Ucranianos admitem informações falsas sobre retirada russa em Kherson

Recomendados para si

;
Campo obrigatório