Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

República Dominicana espera apoio de Portugal para fim de visto Schengen

O Presidente da República Dominicana, Luis Abinader, afirmou hoje perante o chefe de Estado português, Marcelo Rebelo de Sousa, que espera ter apoio de Portugal para que os dominicanos possam entrar na Europa sem visto Schengen.

República Dominicana espera apoio de Portugal para fim de visto Schengen
Notícias ao Minuto

19:26 - 23/03/23 por Lusa

Mundo Luis Abinader

Numa intervenção no Palácio Nacional, em Santo Domingo, onde hoje recebeu Marcelo Rebelo de Sousa, no início da sua visita oficial à República Dominicana, Luis Abinader agradeceu ao chefe de Estado português "a abertura" manifestada nesta matéria.

"É uma proposta da República Dominicana, em que estamos a trabalhar, para que os dominicanos não tenham de ter o visto Schengen para visitar a Europa. Como sabem, somos um de quatro países que precisam do visto Schengen", referiu.

"E estamos a solicitar à União Europeia, para isto contamos com o apoio de Marcelo Rebelo de Sousa, para eliminar o requerimento desse visto, para que os dominicanos possam viajar à Europa sem esse requerimento ", acrescentou o Presidente da República Dominicana.

Em seguida, Luis Abinader manifestou o apoio da República Dominicana a Portugal para que se mantenha na direção da Organização Internacional para as Migrações (OIM), que tem atualmente como diretor-geral António Vitorino.

O Presidente português chegou à capital da República Dominicana na quarta-feira à noite, acompanhado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho.

Hoje, Marcelo Rebelo de Sousa foi recebido no Palácio Nacional com honras militares pelo Presidente Luis Abinader, pela vice-presidente da República Dominicana, Raquel Peña, e cerca de uma dezena de ministros e vice-ministros do Governo dominicano.

De tarde, o Presidente da República vai reunir-se com os presidentes do Senado, Eduardo Estrella, e da Câmara dos Deputados, Alfredo Pacheco, no Congresso Nacional, onde fará uma intervenção.

Esta visita oficial de um dia antecede a 28.ª Cimeira Ibero-Americana de chefes de Estado e de Governo terá lugar entre sexta-feira e sábado, em Santo Domingo, sob o lema "Juntos por uma Ibero-América justa e sustentável", na qual Portugal estará representado pelo Presidente da República e pelo primeiro-ministro, António Costa.

Leia Também: Marcelo faz hoje visita oficial de um dia à República Dominicana

Recomendados para si

;
Campo obrigatório