Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Autoridades russas fecharam bares para conter "dissidência interna"

As desculpas das autoridades não convenceram o ISW e um jornal de São Petersburgo, que também averiguou que o líder do grupo Wagner é um proprietário de um bar na cidade.

Autoridades russas fecharam bares para conter "dissidência interna"
Notícias ao Minuto

16:53 - 23/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Rússia

As autoridades russas terão encerrado cerca de 20 bares e estabelecimentos, com o centro de estudos norte-americano Institute for the Study of War (ISW, na sigla em inglês) a sugerir que os encerramentos servem para "oprimir dissidência interna" contra a guerra na Ucrânia.

Segundo o 'think thank', no seu relatório diário publicado esta quarta-feira, a notícia partiu do jornal independente Fontanka, baseado em São Petersburgo, que diz que as autoridades locais fecharam os bares numa investigação sobre alegados "atos antissociais" entre menores de idade, incluindo o consumo de álcool e drogas.

Mas a imprensa e o 'think tank' não acreditaram nas explicações do Kremlin, com o ISW a dizer que o serviço secreto russo, o FSB, levou recentemente a cabo "rusgas contra dois bares populares e forçaram os gerentes a realizar atividades a favor da guerra", e considerou que a desculpa é "implausível".

"Estas rusgas podem atingir empresários russos ricos como o oligarca do grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, que falhou em negar que detém um bar em São Petersburgo a um jornalista russo, que por sua vez alegou que Prigozhin era proprietário do estabelecimento em junho de 2022", escreve o instituto norte-americano.

O ISW acrescenta que este tipo de ações por parte das autoridades russas "pode encorajar à autocensura entre empresários ricos e consumidores, ao demonstrar as consequências da retórica antiguerra".

De recordar que, após o início da invasão na Ucrânia, o regime russo tem suprimido quaisquer manifestações contra a guerra, desde manifestações a demonstrações públicas por jornalistas, ativistas, entre muitos outros exemplos. Os meios de comunicação que não veicularem a propaganda criada pelo Kremlin correm risco de serem suspensos ou mesmo encerrados pelas autoridades, com muitos jornais independentes a terem de continuar as suas atividades fora do país.

Leia Também: Putin usa métodos comparáveis à era soviética, diz historiadora

Recomendados para si

;
Campo obrigatório