Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Presidente do Senegal pede medidas para "ordem pública" após protestos

O Presidente do Senegal, Macky Sall apelou hoje às forças de segurança para "adotarem todas as medidas apropriadas" para garantir a "ordem pública", após manifestações convocadas pela oposição, que resultaram na morte de pelo menos uma pessoa.

Presidente do Senegal pede medidas para "ordem pública" após protestos
Notícias ao Minuto

13:58 - 23/03/23 por Lusa

Mundo Senegal

O Presidente sublinhou, num comunicado divulgado pelo Governo senegalês, "o imperativo de preservar o progresso democrático e a ordem pública" e recordou que "o Senegal é um Estado de direito de referência e uma democracia exemplar".

Sall exigiu ao executivo que "sejam tomadas todas as medidas adequadas para garantir a segurança no território nacional e a segurança absoluta de pessoas e bens após os problemas de ordem pública dos últimos dias".

Na capital do Senegal, Dacar, e noutras cidades do país têm decorrido mobilizações nos últimos dias para protestar contra o julgamento, por alegada difamação, do líder da oposição Ousmane Sonko, que também é presidente da Câmara de Ziguinchor (sul).

Sonko, que teve de receber cuidados num hospital, denunciou na segunda-feira a "brutalidade" exercida pelas forças de segurança contra si e disse que o objetivo era "causar-lhe danos físicos".

Sobre o processo judicial, afirmou que procura uma condenação que o afaste das eleições presidenciais marcadas para 2024.

O atual chefe de Estado rejeitou na segunda-feira as alegações de que se prepara para violar a lei e tentar um novo mandato, sublinhando que "no plano jurídico o debate está encerrado há muito tempo", mas sem assegurar se já decidiu que não irá às urnas novamente.

A oposição denunciou repetidamente que o Presidente tem planos de concorrer a um terceiro mandato, quando a Constituição senegalesa limita o número total de mandatos a dois.

Leia Também: Amnistia acusa Governo do Senegal de reprimir direitos e liberdades

Recomendados para si

;
Campo obrigatório