Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Encontrados restos mortais de piloto americano morto na II Guerra Mundial

O tenente William B. Montgomery fazia parte das Forças Armadas dos Estados Unidos numa altura em que as mesmas combatiam do lado dos aliados, contra a agressão alemã, japonesa e italiana.

Encontrados restos mortais de piloto americano morto na II Guerra Mundial

A II Guerra Mundial terminou há décadas, mas ainda hoje continuam a ser feitas descobertas acerca de muito do que se sucedeu durante o conflito. Recentemente, uma agência do Departamento de Defesa dos Estados Unidos anunciou ter encontrado os restos mortais de um dos seus pilotos que morreu nessa guerra, há quase 80 anos.

No caso, do tenente William B. Montgomery, que fazia parte das Forças Armadas dos Estados Unidos numa altura em que combatiam do lado dos Aliados, contra a agressão alemã, japonesa e italiana, pode ler-se num comunicado da Agência de Contabilidade POW/MIA de Defesa dos Estados Unidos. O militar tinha 24 anos no dia em que morreu.

A confirmação da identidade associada a estes restos mortais remonta a 10 de janeiro deste ano, embora a sua divulgação só tenha ocorrido este mês. 

O comunicado citado conta que o tenente, no dia 22 de junho de 1944, pilotava um B-24H Liberator - um famoso bombardeiro norte-americano - quando o mesmo foi atingido por um projétil de uma arma antiaérea alemã em Saint-Cyr-l’École, nas proximidades de Versailles, em França.

"Apesar dos danos causados ao B-24 Liberator, a habilidade de pilotagem de Montgomery permitiu-lhe controlar o avião até que este acabasse a sobrevoar a costa inglesa, após o que ordenou à sua tripulação para que se salvasse", pode ler-se no comunicado da agência.

A história conta ainda que, no seguimento dessa ordem, sete dos tripulantes da aeronave conseguiram chegar a terra sãos e salvos - ao passo que outros três, incluindo William B. Montgomery, permaneceram a bordo. Depois disso, dois dos elementos da tripulação que sobreviveram ao incidente avistaram o avião a despenhar-se numa quinta em West Sussex, em Inglaterra.

Apesar dos esforços empreendidos pelas forças armadas norte-americanas, após o fim da II Guerra Mundial, para recuperar os restos mortais dos militares vitimados, não foram descobertas quaisquer evidências. Ao ponto de, em 1950, o corpo do tenente Montgomery ter mesmo sido dado como "irrecuperável" - apesar de, depois disso, terem sido empreendidas outras tentativas nesse sentido.

A mais recente destas "missões de recuperação" deu-se, no local do embate, em junho de 2021, e resultou na identificação de "possíveis restos humanos e provas materiais", explica a Agência de Contabilidade POW/MIA de Defesa dos Estados Unidos. Depois de vários testes de ADN e outros procedimentos científicos avançados, a identidade do jovem militar acabou mesmo por ser determinada.

William B. Montgomery será agora sepultado no Cemitério Nacional de Arlington - o mais conhecido cemitério militar norte-americano - "em data a determinar".

Leia Também: Polícia croata destruiu mina antinavio da 2.ª Guerra Mundial. Ora veja

Recomendados para si

;
Campo obrigatório