Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Foi deportado pelos russos e agora voltou a abraçar o pai na Ucrânia

O momento em que pai e filho se voltaram a encontrar foi partilhado pela jornalista ucraniana Yana Suporovska. "Nestas fotos, o pequeno ucraniano, roubado pela Rússia, é devolvido aos pais", escreveu.

Notícias ao Minuto

11:40 - 23/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

Uma jornalista ucraniana recorreu à rede social Twitter para partilhar o momento do reencontro entre um menino ucraniano e a família após ter chegado da Rússia numa carrinha com militares.

"Nestas fotografias, o pequeno ucraniano, roubado pela Rússia, é devolvido aos pais", escreve Yana Suporovska, na descrição da publicação onde podem ver-se imagens dos dois a abraçar-se.

"Obrigado a todos que trabalham pelo regresso de crianças ucranianas deportadas ilegalmente", termina.

Milhares de crianças ucranianas das regiões de Kherson e Kharkiv têm sido forçadas a entrar num sistema concebido desde o início da invasão para as transformar em russas. Moscovo tem utilizado várias táticas para deslocar as crianças ucranianas para território sob o seu controlo.

As crianças que vivem com o apoio de instituições são deportadas sob o pretexto de evacuações a cidades.

O governo ucraniano alegou que cerca de 16 mil crianças foram ilegalmente transferidas e deportadas da Ucrânia. 

O conflito entre a Ucrânia e a Rússia começou com o objetivo, segundo Vladimir Putin, de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia. A operação foi condenada pela generalidade da comunidade internacional.

A ONU confirmou que mais de oito mil civis morreram e cerca de 12 mil ficaram feridos na guerra, sublinhando que os números reais serão muito superiores e só poderão ser conhecidos quando houver acesso a zonas cercadas ou sob intensos combates.

Veja as imagens na galeria acima.

Leia Também: O momento em que prédio é alvo de bombardeamento em Bakhmut

Recomendados para si

;
Campo obrigatório