Meteorologia

  • 25 MAIO 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 25º

China destaca "relação saudável" com Espanha antes da visita de Sánchez

A China destacou hoje a sua relação saudável com Espanha, depois de ter sido confirmado que o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, visitará o país na próxima semana.

China destaca "relação saudável" com Espanha antes da visita de Sánchez
Notícias ao Minuto

11:16 - 23/03/23 por Lusa

Mundo Diplomacia

O porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros da China Wang Wenbin enfatizou, em conferência de imprensa, que os líderes de ambos os países "mantêm um bom intercâmbio e comunicação" e que a relação entre a China e Espanha "está a desenvolver-se de forma saudável há algum tempo".

Não foram dados mais detalhes sobre a visita.

Sánchez vai estar na China nos dias 30 e 31 de março, para participar num fórum económico e de líderes da Ásia-Pacífico na ilha de Hainan e para fazer uma visita oficial a Pequim, segundo um comunicado do Governo de Espanha.

No encontro com o líder chinês, Xi Jinping, será abordada a "mediação que a China está a fazer na guerra entre a Ucrânia e a Rússia, um tema fundamental por causa dos valores europeus e pacifistas do Governo [de Espanha] e do ponto de vista mundial", disse o ministro da Presidência espanhol, Félix Bolaños, numa entrevista transmitida hoje pelo canal de televisão RTVE.

A China apresentou um plano para a paz na Ucrânia, no final de fevereiro, que o Presidente russo, Vladimir Putin, admitiu esta semana, num encontro com Xi Jinping, em Moscovo, pode servir de base para uma resolução do conflito quando o Ocidente estiver preparado para isso.

Sobre a iniciativa chinesa, Kiev exigiu a retirada das tropas russas do território ucraniano antes de qualquer negociação e observou que o plano de Pequim não aborda a anexação ilegal das regiões ucranianas pela Rússia.

Leia Também: Sánchez encontra-se com Xi Jinping na próxima semana em Pequim

Recomendados para si

;
Campo obrigatório