Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Forças ucranianas vão libertar brevemente Bakhmut, diz oficial

A Rússia continua a tentar obter o controlo total da cidade ucraniana de Bakhmut, mas os seus ataques estão a perder força e o Exército ucraniano brevemente vai expulsar todos os russos, disse hoje um militar graduado ucraniano.

Forças ucranianas vão libertar brevemente Bakhmut, diz oficial
Notícias ao Minuto

09:02 - 23/03/23 por Lusa

Mundo Ucrânia/Rússia

O comandante das Forças Terrestres Ucranianas, Oleksandr Syrskyi, fez hoje uma análise da situação no terreno, através de uma publicação na rede social Telegram.

O oficial ucraniano referiu que a Rússia ainda tenta obter o controlo total da cidade ucraniana de Bakhmut, "apesar das perdas em homens e equipamentos".

Syrskyi explicou que os mercenários do grupo Wagner continuam a ser a principal componente dos ataques russos a Bakhmut.

"Estão a perder força de maneira considerável", disse Syrskyi, acrescentando que as tropas ucranianas "muito em breve aproveitarão esta oportunidade, como já fizeram em Kyiv, Kharkiv, Balaklia e Kupiansk", referindo-se a territórios anteriormente sitiados e ocupados pela Rússia.

Na sua publicação, o comandante ucraniano elogiou as tropas que defendem Bakhmut, que ainda está sob controlo de Kyiv devido à "resiliência, coragem e bravura sobre-humanas que demonstram sob o fogo contínuo da artilharia e da aviação inimigas".

Estas informações não podem ser confirmadas de imediato de forma independente.

Bakhmut tem sido o ponto mais quente na frente de batalha ucraniana há meses.

O Instituto para o Estudo da Guerra (ISW, sigla em inglês), um 'think tank' norte-americano, acredita que a Rússia desacelerou as suas operações em Bakhmut.

As forças de Moscovo obtiveram "ganhos marginais" em algumas áreas, enquanto a Ucrânia lançou contra-ataques em outras, segundo o ISW.

Leia Também: AO MINUTO: Bakhmut "estabillizada"; Zelensky intervirá em cimeira dos 27?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório