Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Universidade no Texas cancela evento drag e compara-o a 'blackface'

O evento procurava angariar dinheiro para o Trevor Project, que trabalha na prevenção contra o suicídio de jovens LGBTI+. O presidente da universidade argumenta que drag é "ridículo".

Universidade no Texas cancela evento drag e compara-o a 'blackface'
Notícias ao Minuto

23:59 - 22/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Direitos LGBTI

Uma universidade no estado norte-americano do Texas cancelou na segunda-feira um espetáculo de travestis (ou drag), que tinha sido organizado por alunos, em mais um episódio de regiões conservadoras nos Estados Unidos a impedirem este tipo de atividades mais recorrentes na comunidade queer.

A decisão foi tomada pelo presidente da universidade West Texas A&M, que não só não classificou corretamente o conceito de 'drag', como também comparou a forma de expressão de género a 'blackface' (quando uma pessoa normalmente branca pinta a cara com maquilhagem preta, para se disfarçar de pessoa negra).

"Os espetáculos de drag espalham estereótipos de mulheres como desenhos animados para a diversão de outros e discriminam a feminidade", disse Walter Wendler num e-mail, acrescentando que esta forma de entretenimento é "ridícula, divisiva, misógina, independentemente da intenção".

No mesmo e-mail, divulgado pela NBC News, o presidente da instituição argumentou que "também não apoia espetáculos com 'blackface' no campus, mesmo que a atuação seja uma forma de liberdade de expressão ou que tencione ser humorística".

O evento cancelado procurava angariar dinheiro para o Trevor Project, uma das maiores organizações não-governamentais de defesa dos direitos de jovens LGBTI+, sendo uma das mais importantes entidades na prevenção de suicídio na comunidade queer (que é, de longe, a comunidade a nível mundial onde o suicídio é mais comum).

Os estudantes não gostaram da carta do presidente da universidade e organizaram um protesto repleto de símbolos LGBTI+, na terça-feira, com algumas alunas a afirmarem que "as mulheres também gostam de drag".

Uma petição, pedindo que o espetáculo fosse retomado, já recolheu mais de 6.500 assinaturas até esta manhã, afirmando que a comparação entre 'blackface' (uma expressão de racismo que tem vindo a ser muito criticada) e drag é "nojenta e grotesta".

"É também uma definição extremamente distorcida e incorreta de drag como uma cultura e uma forma de arte", aponta a petição, citada pela NBC News.

Convém recordar que, segundo a ILGA Portugal, num dicionário criado em conjunto com a FOX, o conceito de drag é um "termo associado a uma performance artística de expressão e papéis de género", que "homens que adotem elementos tidos por femininos são drag queens e mulheres que adotem elementos tidos por masculinos são drag kings". "Em Portugal, é usado como sinónimo de travesti/transformista", refere.

Os espetáculos de drag tem sido muito atacados nos últimos meses, especialmente em estados mais conservadores, depois de uma série de ataques por parte de milícias de extrema-direita contra a comunidade queer e, em particular, grupos de leitura e de apoio infantil em escolas que são orientados por 'drag queens'.

Em pelo menos 16 estados norte-americanos, incluindo no Texas, os governos regionais controlados pelo Partido Republicano aprovaram medidas para restringir e quase banir espetáculos de drag, com a maioria das leis a proibir estas atuações à frente de menores de idade.

Enquanto que os legisladores têm defendido que estão a proteger as crianças de formas de entretenimento obscenas, os apoiantes da comunidade LGBTI+ têm reiterado que drag não é necessariamente sexual, estando-se a pintar um retrato nocivo e tóxico relativamente a esta comunidade.

Leia Também: Tennessee quer restringir tratamentos para trans e espetáculos drag

Recomendados para si

;
Campo obrigatório