Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Sobe para sete mortes o balanço de ataque com drones na região de Kyiv

O número de mortos num ataque russo com um drone na região de Kyiv aumentou para sete, segundo o último balanço dos serviços de emergência.

Sobe para sete mortes o balanço de ataque com drones na região de Kyiv
Notícias ao Minuto

16:45 - 22/03/23 por Lusa

Mundo Ucrânia

"O número de vítimas aumentou. Às 14:30 [12:30 em Lisboa] tinham sido encontrados os corpos de sete pessoas", afirmou a porta-voz dos serviços de emergência ucranianos, Viktoriia Ruban, ao jornal Ukrainska Pravda.

Ruban, que tinha referido inicialmente três mortes, acrescentou que as equipas de resgate ainda estão a verificar os escombros, pelo que este número poderá voltar a aumentar ao longo do dia.

A Rússia atacou na passada madrugada a província de Kyiv e outras regiões ucranianas com 21 'drones' (aparelhos aéreos não tripulados) 'kamikaze' Shahed-136, de fabrico iraniano.

Inicialmente, a Administração Militar de Kyiv afirmou que conseguiu intercetar todos os 'drones' "sem baixas nem destruição de infraestruturas", mas, pouco depois, na plataforma Telegram, deu conta de três mortos e sete feridos.

As forças armadas ucranianas intercetaram 16 dos 21 'drones' lançados pela Rússia contra Kiev e as regiões de Zhytomyr e Khmelnytsky, a oeste da capital, conseguindo evitar danos significativos na rede elétrica do país.

O exército russo tem atacado infraestruturas energéticas ucranianas com estas armas desde o passado mês de outubro.

A Ucrânia conseguiu reduzir a ameaça desses ataques devido em parte ao equipamento militar ocidental, que permitiu melhorar os sistemas antiaéreos.

Leia Também: Eslováquia vai ter desconto em armamento por entregar caças MiG a Kyiv

Recomendados para si

;
Campo obrigatório