Sarah Huckabee Sanders, a governadora republicana do Arkansas, estado do sul dos Estados Unidos, assinou, esta terça-feira, uma lei que proíbe pessoas transgénero de utilizar as casas de banho que correspondam à sua identidade de género em escolas públicas.
De acordo com a Reuters, o projeto de lei aplica-se a escolas e balneários utilizados por várias pessoas quer em escolas públicas, quer nas escolas charter – escolas públicas independentes que não são administradas por um distrito escolar.
Além disso, a lei exige que as escolas disponibilizem casas de banho e vestuários individuais – aqueles que não cumprirem podem enfrentar multas de pelo menos 1.000 dólares, mais de 900 euros, ou ações judiciais interpostas pelos pais.
Num comunicado enviado à Reuters, a porta-voz de Sarah Huckabee Sanders disse que a republicana vai continuar a assinar leis "que se concentram em proteger e educar" as crianças "não em doutriná-las". "O Arkansas não vai reescrever as regras da biologia apenas para agradar um punhado de defensores da extrema esquerda", atirou.
De realçar que leis semelhantes foram promulgadas no Alabama e em Oklahoma.
Leia Também: CEO do TikTok pede apoio aos utilizadores para que app não seja banida