Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Enviar urânio empobrecido? Moscovo alerta para "consequências graves"

"Ao violar as normas fundamentais do direito internacional, Londres não se pode esquecer que terá de assumir plena responsabilidade por isso", lembrou o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia.

Enviar urânio empobrecido? Moscovo alerta para "consequências graves"
Notícias ao Minuto

15:44 - 22/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia alertou, esta quarta-feira, que a decisão do Reino Unido de enviar munições com urânio empobrecido à Ucrânia “não ficará sem consequências graves”.

“Esta decisão não ficará sem consequências graves, tanto para as relações bilaterais russo-britânicas como a nível internacional”, lê-se numa nota do ministério tutelado por Sergey Lavrov, citado pela imprensa britânica. 

“Não deixaremos tais ações sem resposta”, garantiu a Rússia, acrescentando que “ao violar as normas fundamentais do direito internacional, Londres não se pode esquecer que terá de assumir plena responsabilidade por isso”.

"Tal desejo de aumentar o sofrimento da população civil e causar danos irreparáveis ao meio ambiente mostra que os britânicos estão dispostos a negligenciar os habitantes da Ucrânia", afirmou o ministério russo, repreendendo Londres pela "sua frivolidade" em relação ao compromisso com a recuperação das cidades ucranianas após o conflito.

"O comportamento do lado britânico, tão franco no seu cinismo, mostra mais uma vez quem é o verdadeiro agressor e instigador do conflito na Ucrânia (...)", acrescentou.

Em causa está um anúncio de ontem do governo britânico, que decidiu entregar à Ucrânia munições fabricadas com urânio empobrecido, justificando a decisão com a necessidade de reforçar o apoio militar a Kyiv.

No mesmo dia, o presidente russo, Vladimir Putin, garantiu que, a confirmar-se, a “Rússia será forçada a responder”.

O conflito entre a Ucrânia e a Rússia começou com o objetivo, segundo Vladimir Putin, de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia. A operação foi condenada pela generalidade da comunidade internacional.

A ONU confirmou que mais de oito mil civis morreram e cerca de 13 mil ficaram feridos na guerra, sublinhando que os números reais serão muito superiores e só poderão ser conhecidos quando houver acesso a zonas cercadas ou sob intensos combates.

Leia Também: "Não há escalada nuclear na Ucrânia", afirma Cleverly

Recomendados para si

;
Campo obrigatório