Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Água potável nas cidades? A torneira pode 'fechar' para metade em 2050

Veja as imagens e lembre-se que a escassez de água é já hoje um problema, que poderá entrar numa "espiral fora de controlo" em poucos anos.

Notícias ao Minuto

08:44 - 22/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Dia Mundial da Água

Assinala-se, esta quarta-feira, o Dia Mundial da Água, e por todo o mundo este é um bem essencial que é cada vez mais tema de conversa - principalmente, devido ao cenário e caminho "perigoso" em que a humanidade está, tal como referiu o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, no âmbito deste dia.

À margem da Conferência da Água, que começa hoje em Nova Iorque, nos Estados Unidos, o responsável da ONU apresentou um relatório sobre a atual situação a nível mundial, que estará a tornar-se numa "espiral fora de controlo". Os dados revelam que o  número de pessoas sem acesso a água potável nas cidades por todo o mundo deverá duplicar até 2050.

"Há uma necessidade urgente de estabelecer mecanismos internacionais fortes para evitar que a crise mundial da água se transforme numa espiral fora de controlo. A água é o nosso futuro comum, e é essencial agir em conjunto para a partilhar equitativamente e geri-la de forma sustentável", lembrou Audrey Azoulay, diretora-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Nos dias de hoje, cerca de mil milhões de pessoas enfrentam escassez de água, um número que os especialistas estimam que vá aumentar nas próximas três décadas. Segundo refere o relatório, até 2050 os habitantes das cidades que deverão enfrentar escassez deste bem estará situado entre os 1,7 mil milhões e os 2,4 mil milhões.

Os especialistas que elaboraram o relatório preveem que a procura por água potável aumente no mesmo período, em 80%. E se nas cidades o cenário não é bom, também nas zonas rurais o mesmo se passa.

O relatório nota ainda que a falta de água já afeta entre dois mil milhões a três mil milhões de habitantes durante, pelo menos, um mês. Também nos dias de hoje há pelo menos dois mil milhões de cidadãos que não têm acesso a água potável, e quase o obro (3,6 mil milhões) não têm acesso a sistemas de saneamento básico seguros.

Veja algumas imagens na galeria acima.

Leia Também: Sabe (mesmo) o que está a pagar na fatura da água? Veja aqui os valores

Recomendados para si

;
Campo obrigatório