Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

ONU vai tentar alcançar compromissos na mudança radical na gestão da água

As Nações Unidas vão tentar alcançar compromissos mundiais para uma transformação da forma como a água é gerida, durante a Conferência da Água 2023 que começa hoje, Dia Mundial da Água, e é a primeira do género desde 1977.

ONU vai tentar alcançar compromissos na mudança radical na gestão da água
Notícias ao Minuto

06:32 - 22/03/23 por Lusa

Mundo Dia Mundial da Água

"A Conferência da Água de 2023 pode e deve ser um ponto de viragem", disse, numa apresentação da conferência da ONU, Henk Ovink, enviado especial para a Água dos Países Baixos, que juntamente com o Tajiquistão preside à reunião mundial, com o tema "Água para o Desenvolvimento Sustentável".

De acordo com informação divulgada pela ONU, pelo menos 12 chefes de Estado e de Governo, cerca de 80 ministros e altos funcionários governamentais e mais de 6.500 representantes da sociedade civil deverão participar na conferência, que decorrerá até sexta-feira.

O encontro pretende definir uma nova Agenda de Ação para a Água, no quadro dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, especificamente no que diz respeito ao Objetivo 6, sobre água potável e saneamento.

O enviado holandês enfatizou que o mundo não pode continuar a tratar a água como algo local ou regional, mas como uma questão global e "mudar radicalmente" a forma como ela é gerida.

Segundo a ONU, são urgentes compromissos e ações em áreas que vão desde a proteção dos aquíferos, o combate à poluição, o abastecimento de água potável ou a integração das políticas hídricas com as políticas climáticas.

Ao contrário de outras conferências das Nações Unidas, na conferência da Água os países não irão negociar um grande acordo global, mas tentar alcançar compromissos voluntários concretos de Governos, empresas e outros atores.

Além de sessões plenárias, a conferência inclui diálogos sobre temas específicos como "Água e Saúde", "Água e Desenvolvimento Sustentável" ou "Água e Mudanças Climáticas" e cerca de 550 eventos paralelos.

A última Conferência das Nações Unidas sobre a Água foi realizada em 1977 em Mar del Plata, na Argentina.

O dia 22 de março foi proclamado como Dia Mundial da Água através da Resolução 47/193 da Assembleia Geral das Nações Unidas de 22 de dezembro de 1992.

Leia Também: ONU pede libertação imediata de detidos arbitrariamente na Venezuela

Recomendados para si

;
Campo obrigatório