Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Biden classifica dois territórios no Nevada e Texas como áreas protegidas

O presidente norte-americano, Joe Biden, classificou terça-feira como "Monumentos Nacionais" protegidos dois gigantescos espaços naturais, um no Texas e outro em Nevada, e planeia criar um santuário marinho no Pacífico, segundo a Casa Branca.

Biden classifica dois territórios no Nevada e Texas como áreas protegidas
Notícias ao Minuto

06:37 - 22/03/23 por Lusa

Mundo EUA

Joe Biden conferiu o estatuto de proteção ao território de Avi Kwa Ame em Nevada, um lugar sagrado para as tribos ameríndias locais, e ao de Castner Range no Texas, numa área superior a 200.000 hectares, disse em comunicado o executivo.

"O mundo inteiro inveja-nos pelas nossas maravilhas naturais. Sempre foram e sempre serão uma parte central da nossa herança comum e um componente essencial da nossa identidade nacional", disse Joe Biden ao anunciar as decisões num discurso em Washington.

O estatuto de "monumento nacional" confere aos locais assim designados proteção contra qualquer novo projeto de desenvolvimento económico ou imobiliário, pelo seu interesse natural ou histórico.

"Durante o meu primeiro ano no cargo, protegemos mais territórios e espaços aquáticos do que qualquer presidente desde John F. Kennedy", destacou.

Joe Biden vai também dar início a uma reflexão sobre a criação de um santuário marinho à volta das "ilhas distantes do Pacífico", um conjunto de sete ilhas que abrigam uma diversa fauna e flora marinha.

A Casa Branca também revelou que Joe Biden aprovou "a lei climática mais ambiciosa" da história americana, em particular para apoiar a transição energética.

O presidente dos EUA foi amplamente criticado recentemente por grupos ambientalistas por dar luz verde a um projeto de perfuração de petróleo no Alasca, chamado "Willow

Leia Também: Biden a Springstreen: "Algumas pessoas nascem para correr, pá"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório