Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Autoridades francesas negam prisões injustificadas nos protestos em Paris

As autoridades francesas negaram hoje que tenham sido efetuadas detenções injustificadas durante os recentes protestos em Paris contra a reforma das pensões no país, conforme denunciado pela oposição.

Autoridades francesas negam prisões injustificadas nos protestos em Paris
Notícias ao Minuto

23:09 - 21/03/23 por Lusa

Mundo França

"Não há detenções injustificadas, não posso permitir que se diga isso", disse à televisão BFMTV o chefe da polícia de Paris, Patrick Nuñez, ao mesmo tempo que sindicatos de advogados, magistrados e políticos de esquerda denunciavam uma "arbitrária" custódia policial.

De acordo com o último relatório consolidado da Procuradoria de Paris, 425 pessoas foram detidas pela polícia durante as três primeiras noites de manifestações espontâneas, entre quinta-feira e sábado, mas apenas 52 foram processados no final do processo.

Os números das noites de domingo e segunda-feira ainda não estão disponíveis, disse a Procuradoria.

Um total de 287 pessoas, incluindo 234 em Paris, foram presas na noite de segunda-feira em França durante a quinta noite consecutiva de manifestações espontâneas contra a decisão do governo de aprovar a reforma das pensões na assembleia sem votação, revelou à agência AFP uma fonte.

Claire Hédon, responsável pela defesa dos direitos dos cidadãos em França, admitiu estar "preocupada" com as consequências das prisões preventivas, sinónimo de privação de liberdade, e lembrou as regras da ética na manutenção da ordem.

Leia Também: Ao sexto dia, Paris continua em protesto contra reforma de Macron

Recomendados para si

;
Campo obrigatório