Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Britânicos preparam-se para reintroduzir castores em Londres

Quatro séculos depois, os londrinos vão voltar a conviver com castores, num esforço pela "renaturalização urbana" da cidade.

Britânicos preparam-se para reintroduzir castores em Londres
Notícias ao Minuto

23:04 - 21/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Reino Unido

Um casal de castores eurasiáticos poderá chegar ao seu novo lar em Ealing, no oeste de Londres, no outono deste ano, anunciou o jornal britânico The Guardian.

A medida, possibilitada pela aprovação de fundos por parte da autarquia londrina, significará o regresso dos animais à capital britânica, desaparecidos nos últimos 400 anos da mesma após terem sido extintos pela caça excessiva.

"Muitas pessoas assumem que os castores são uma espécie selvagem, quando, na verdade, acabamos por esquecer o quanto costumávamos viver perto deles", disse Sean McCormack, veterinário e presidente do Ealing Wildlife Group, numa altura em que os grupos de conservação animal londrinos receberam 40 mil libras (cerca de 45 mil euros) para criar estes espaços de reintrodução publicamente acessíveis.

“Estamos muito entusiasmados por estudar como interagem os castores com uma bacia hidrográfica urbana e, principalmente, com as comunidades urbanas”, continuou McCormack.

Já Elliot Newton, cofundador da organização Citizen Zoo, disse esperar "desafiar as perceções e demonstrar como Londres também pode abraçar esses engenheiros do ecossistema" enquanto se luta por "um futuro mais saudável e selvagem", no qual Londres "se pode tornar líder em reflorestamento urbano”.

O Citizen Zoo é um dos 22 projetos espalhados pela capital britânica que receberam apoio do presidente da Câmara de Londres, Sadiq Khan.

"Apesar do dano infligido ao mundo natural, temos o poder de fazer reparações e estou empenhado em garantir que Londres esteja na vanguarda dos esforços para reverter as tendências de declínio da biodiversidade e destruição da natureza", disse Khan, citado pelo The Guardian.

Conforme explica o jornal, a extinção dos castores no Reino Unido deu-se há 400 anos, caçados excessivamente pela sua pele, glândulas e carne. Os animais têm reaparecido no país lentamente, no entanto, através de iniciativas em recintos licenciadas pelo governo, bem como de liberações ilegais, um pouco por todo o país.

Leia Também: Sinfónica de Londres escolheu português para liderar naipe de clarinetes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório