Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Promotores de marchas em Moçambique pedem intervenção de autoridades

Organizadores das marchas pacíficas que foram reprimidas pela polícia moçambicana, no sábado, pediram hoje a intervenção de autoridades nacionais e internacionais, acusando a polícia de uso desproporcional da força contra jovens desarmados.

Promotores de marchas em Moçambique pedem intervenção de autoridades
Notícias ao Minuto

20:28 - 21/03/23 por Lusa

Mundo Moçambique

"Anunciamos que, entre muitas outras ações, vamos fazer uma queixa ao relator especial para o direito à manifestação, quer no sistema de direitos humanos da União Africana, quer no das Nações Unidas", refere-se num documento dos ativistas apresentado em conferência de imprensa em Maputo. 

Em causa está a repressão policial de marchas de homenagem ao "'rapper' do povo", Azagaia, principalmente em Maputo, Beira e Nampula, com registo de várias pessoas feridas e detidas.

Além da Organização das Nações Unidas e da União Africana, os ativistas organizadores anunciaram que vão apresentar queixas contra as autoridades municipais, a ministra do Interior e o comandante-geral da polícia, acusando-os de "associação no sentido de articular a violência".

Para os ativistas, a Polícia da República de Moçambique (PRM) fez um uso desproporcional da força contra "centenas de jovens que estavam apenas trajados de uma camiseta" e que queriam marchar em homenagem a um músico que deu voz aos problemas do povo.

"Nós não estávamos armados", frisou Fátima Mimbire, uma das organizadoras. 

A ativista disse ainda que esperava da polícia uma atitude de "humildade", com um pedido de desculpas pelo "excesso de zelo" e criação de uma comissão de inquérito. 

Numa declaração à imprensa, a polícia moçambicana justificou hoje a repressão das marchas com a necessidade de evitar a "transição de uma manifestação pacífica para uma violenta", considerando que observou "estritamente a proporcionalidade da força".

Também o Centro de Integridade Pública (CIP), organização não-governamental moçambicana, anunciou ter submetido à Procuradoria-Geral da República (PGR) uma queixa contra o Estado moçambicano "por atos de violação de direitos humanos e fundamentais, por parte da polícia".

Leia Também: Polícia diz que usou "força proporcional" a reprimir marcha em Moçambique

Recomendados para si

;
Campo obrigatório