Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Ao sexto dia, Paris continua em protesto contra reforma de Macron

Apesar das manifestações dos sindicatos só estarem agendadas para quinta-feira, milhares de pessoas continuam a encher a capital francesa de lixo e de bandeiras.

Notícias ao Minuto

20:10 - 21/03/23 por Hélio Carvalho

Mundo França

A polémica reforma nas pensões em França continua a gerar grande descontentamento, tanto no Senado como na rua e, esta terça-feira, milhares de franceses voltaram a contestar a medida com protestos nas ruas de Paris pelo sexto dia consecutivo após a aprovação.

A proposta do governo de Emmanuel Macron consiste no aumento da idade da reforma em dois anos, dos 62 para os 64. No entanto, a França tem uma das políticas de reforma mais alargadas do mundo - em Portugal, a idade da reforma está fixada nos 66 anos e quatro meses - e é um grande motivo de orgulho no estado social francês.

Os protestos promovidos pelos sindicatos reuniram centenas de milhares de pessoas em Paris, que têm expressado ao longo de semanas o seu descontentamento.

Entretanto, a capital francesa está repleta de lixo, já que os protestos intensificaram os problemas provocados pela greve dos cantoneiros e das empresas relacionadas com a recolha de lixo.

Ao início da noite, já começava a rebentar o fogo de artifício e as montanhas de lixo começavam a ser incendiadas, como tem sido costume nestes protestos - que se tornaram na maior expressão de descontentamento contra o governo francês desde os Coletes Amarelos de há quatro anos.

No Senado, Emmanuel Macron sobreviveu a duas moções de censura, promovidas tanto pela esquerda, rejuvenescida após as últimas legislativas e com os protestos, como pela extrema-direita, liderada por Marine Le Pen.

Veja as imagens na galeria acima.

Leia Também: Pelo menos 76 detidos em protestos em Paris contra reforma das pensões

Recomendados para si

;
Campo obrigatório